I Hackathon da Uece é realizado durante Semana Universitária

25 de outubro de 2019 - 16:59 # #

Aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro o I Hackathon da UECE. Evento inserido na programação da XXIV Semana Universitária que teve como tema Sustentabilidade Ambiental: conexão entre ser humano e natureza.

O Hackathon consiste em uma maratona de programação onde as equipes precisam propor, criar e desenvolver um protótipo de solução para um problema, nesse caso, de meio ambiente e mais especificamente em relação a problemática dos resíduos sólidos.

Os dois dias de evento foram divididos da seguinte forma: o primeiro dia foi a maratona de programação que consistiu de doze horas de trabalhos. Já no segundo dia, as equipes tiveram um momento de preparação das apresentações que foram realizadas no turno da tarde para uma comissão avaliadora composta por: professor Hugo Fernandes, professora Nukácia Araújo, professor Marcial Porto, Márcio Braga, diretor da Ivia e Magda Helena Maia da empresa Geoanalysis. A comissão considerou em sua avaliação os seguintes critérios: criatividade, inovação, demanda do mercado, impacto social, capacidade de gerar um negócio e viabilidade de implementação.

Todas as equipes participantes eram compostas por alunos universitários e pelos menos um deles deveria ser aluno da UECE. A primeira equipe apresentou o aplicativo Ambigame, um aplicativo que liga o consumidor final às empresas de reciclagem e à medida que o consumidor for reciclando seu lixo ele vai acumulando pontos que podem ser trocados em benefícios de empresas parceiras.

A segunda equipe apresentou o aplicativo Trash Over direcionado a condomínios residenciais que desejarem realizar coletas seletivas dos resíduos gerados. O aplicativo vai fazer a intermediação entre empresas recicladoras e os condomínios, possibilitando assim a destinação correta dos resíduos gerados pelos moradores.

Para o professor Paulo Henrique Maia, coordenador do Hackathon, a experiência foi bastante enriquecedora e muito válida. “Foram duas equipes muito comprometidas com o evento, dedicaram tempo e esforço para produz o que foi solicitado, produzir um protótipo funcional e um esboço de plano de negócios. A comissão avaliadora ficou extremamente satisfeita com os projetos que foram apresentados.”

A equipe ganhadora foi anunciada na cerimônia de encerramento da Semana Universitária que aconteceu no auditório central do campus Itaperi na manhã do dia 25 de outubro. A equipe foi premiada com uma viagem para o porto digital em Recife.

O evento foi promovido pela Uece, por meio da Comissão Organizadora da Semana Universitária, Grupo de Engenharia de Software Distribuído (GESAD) e Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento e Inovação da Uece (IncubaUece), com apoio do Instituto Iracema Digital.