I Gincana Solidária UECE beneficia instituições carentes do Ceará

31 de agosto de 2011 - 17:50 #

Para marcar o início do semestre 2011.2, os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciaram no último dia 16 de agosto, a I Gincana Solidária UECE, que tem como tema “Universitários em dívida com a sociedade – Solidariedade mais que bondade, um ato de cidadania”, cujo encerramento será no dia 9 de setembro de 2011. Trata-se de um jeito diferente de fazer uma competição recreativa. As atividades consistem na arrecadação de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal, que serão doados a instituições beneficentes. A habilidade dos participantes das equipes não pára por aí. No dia 6 de setembro, haverá uma mobilização, no sentido de que os alunos que possam doar sangue, deverão fazê-lo no próprio Campus do Itaperi. Uma unidade móvel do Hemoce ficará a disposição dos doadores voluntários, pela manhã e à tarde.

No dia 9 de Setembro, será divulgado o resultado da Gincana e a pontuação dos cursos e o Centro Acadêmico do curso vencedor ficará com o Troféu de “Curso Solidário 2011.2”. A união de oito Centros Acadêmicos (CAs), de diferentes cursos de graduação da UECE, permitiu a realização e organização da Gincana Solidária, que conta com cinco etapas. Segundo a coordenação do evento, outros CAs dão apoio voluntário.

Para Filipe Silva Rodrigues, Diretor do Centro Acadêmico da Faculdade de Veterinária (CAVET), a Gincana Solidária tem como objetivo informar e discutir com os acadêmicos a importância dos estudantes universitários, principalmente da rede pública, para a sociedade e como podem colaborar para a construção de uma sociedade mais igualitária, podendo, em curto prazo, ajudar as instituições carentes do Ceará, por meio das doações.

Os oito Centros Acadêmicos que integram a comissão organizadora do evento: Centro Acadêmico 9 de setembro (Medicina Veterinária); Centro Acadêmico Ana Néri (Enfermagem); Centro Acadêmico Joaquim Eduardo de Alencar (Medicina); Centro Acadêmico de Educação Física; Centro Acadêmico 31 de Agosto (Nutrição); Centro Acadêmico Lauro de Oliveira Lima (Pedagogia); Centro Acadêmico de Geografia; e Centro Acadêmico de Matemática.

As cinco etapas da Gincana Solidária são as seguintes:

1 – Conscientização dos alunos recém-ingressos e veteranos da importância da universidade para a sociedade e da importância dos universitários participarem das campanhas solidárias tais como arrecadação de alimentos não perecíveis e doação de sangue.

2 – Consiste na Arrecadação de Alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal para doação a instituições beneficentes, sendo que cada alimento irá ter uma pontuação pré-estabelecida específica, de acordo com o seu preço e necessidade das instituições, que também serão pré-estabelecidas pelos Centros Acadêmicos organizadores.

3 – Mobilização para que no dia 6 de setembro os alunos possam doar sangue na unidade móvel do Hemoce que irá ficar a manhã e a tarde na universidade a disposição dos doadores voluntários.

4 – No dia 9 de Setembro será divulgado o resultado da Gincana e a pontuação dos cursos e o Centro Acadêmico do curso vencedor ficará com o Troféu de “Curso Solidário 2011.2”.

5 – Consiste na entrega dos alimentos e produtos arrecadados, e na visita dos alunos, preferencialmente a comissão organizadora e os recém-ingressos, as instituições pré-estabelecidas, que ocorrerá do dia 12 à 16 de Setembro.

Tabelas de pontuação da I Gincana Solidária UECE

Fonte / Informações: Felipe Silva Rodrigues, Diretor do CAVET (85) 8821-4051