I Encontro de residência pedagógica acontece na Semana Universitária 2019

23 de outubro de 2019 - 16:51 # #

Foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro, dentro da programação da XXIV Semana Universitária 2019, o I Encontro de Residência Pedagógica da UECE. A abertura do evento aconteceu no auditório da PROGRAD e contou com as presenças do reitor da instituição, o professor José Jackson Coelho Sampaio; pró-reitora de graduação, Mônica Duarte Cavaignac; coordenadora institucional da residência pedagógica, Maria José Camelo Maciel e coordenador institucional do projeto de iniciação à docência PIBID UECE, professor Francisco Sales Avila Cavalcante.

O projeto institucional de residência pedagógica é composto por 18 subprojetos nos cursos de licenciatura de ciências biológicas, educação física, física, história, letras, matemática, pedagogia e química em Fortaleza, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Tauá e Quixadá. O recurso captado para o projeto é na ordem de R$ 4 milhões de reais e contempla o pagamento de bolsas para coordenador institucional, professores orientadores, preceptores e residentes. Como resultados alcançados, já é possível afirmar que o aluno licenciado da UECE vivência de modo mais sistematizado e significativo a experimentação da teoria na realidade prática e cotidiana do campo profissional docente.

Para a coordenadora da residência, professora Maria José Camelo Maciel “A residência pedagógica é um projeto novo, sem referências anteriores e a UECE está construindo e consolidando essa experiência. A caminhada tem sido muito rica, com encontros com professores de educação básica, estudantes da universidade, gestores, nossos professores enfim, todos os atores participantes do projeto”.

Já a pró-reitora de graduação, professora Mônica Duarte Cavaignac, aponta a importância do programa nos dias atuais, onde se vê em todo o Brasil o recuo nas políticas sociais e educacionais. “A residência é um programa que qualifica a relação entre estudantes universitários e as escolas de educação básica, pois com certeza a residência pedagógica tem contribuído muito com a formação qualificada dos nossos futuros professores. O programa contempla mais de 400 estudantes tanto em universidades quanto em escolas.”

A residência é uma forma de pós-graduação que não pode ser equiparada ao mestrado e doutorado, mas que se dedica a especialização das pessoas em serviços e criou consistência dentro da área da saúde. Segundo o reitor José Jackson Coelho Sampaio “a universidade possui papel central nessa formação, atuando com graduação, pós-graduação e formando profissionais que irão atuar na educação básica, fundamental e ensino médio. A UECE possui 44 anos como universidade e uma das suas primeiras vocações foi interiorizar a educação superior, uma vez que a UECE foi a primeira universidade a ter campi em diversas cidades do interior do Estado e formar professores. Ainda hoje, dos nossos 18 mil alunos de graduação, algo em torno de 12 mil estão matriculados em cursos de licenciatura, que estão sendo formados para atuar em ensino fundamental e no ensino médio. A UECE é responsável por formar 52% dos professores do estado do Ceará.”

No dia 23 de outubro, o encontro teve continuidade com o painel “O papel do preceptor como coformador na residência pedagógica – experiências e aprendizados” com a participação de três preceptores participantes da residência.