I Encontro de Estágio Supervisionado da FECLI – I ENESF

20 de outubro de 2014 - 12:11

O Núcleo de Acompanhamento de Estágio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, unidade da Universidade Estadual do Ceará – UECE, realizou, nos dias 03 e 04 de setembro de 2014, o I Encontro de Estágio Supervisionado da FECLI – I ENESF, com o tema: “O Estágio Supervisionado na Educação Básica: fortalecendo a parceria escola-universidade na formação de professores”.

A iniciativa é fruto da busca do fortalecimento da parceria escola-universidade na formação de futuros professores do Centro-sul do Estado do Ceará e da necessidade de valorizar o Estágio Supervisionado como importante elemento na aprendizagem da docência e constituição da identidade profissional dos licenciandos.

Dentre os objetivos do evento destacam-se: estreitar e fortalecer a parceria escola-universidade no tocante à formação de professores; valorizar o estágio supervisionado desenvolvido nas escolas de Educação Básica; promover o intercâmbio entre discentes e docentes dos diversos cursos da FECLI; buscar a integração das diversas experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos campos de estágio; estimular a socialização de trabalhos desenvolvidos durante o estágio e em outras disciplinas visando à formação pedagógica dos futuros professores e incentivar a prática da pesquisa e o desenvolvimento de novas metodologias de intervenção educacional.

alt

Os participantes foram acolhidos na crede 16, com um café da manhã: “Café com Estágio”. A programação do evento seguiu com uma apresentação cultural, parceria com o Projeto de Incentivo à Leitura do SESC Iguatu, coordenado por Nayara Araújo. Na ocasião foi encenada a esquete “A Rapadura”, atuação da artista Betânia Lopes da Silva, texto adaptado de Raquel de Queiroz.

alt

Após a apresentação cultural, foi composta a mesa de abertura do evento. Desta participaram: Prof. Ricardo Rodrigues da Silva (Diretor da FECI-UECE); o Sr. Antônio Roberto de Araújo Souza (Coordenador da CREDE 16); o Sr. Francisco Heber da Silva (Secretário de Educação do Município de Quixelô); a Profa. Maria Márcia Melo de Castro Martins (Coordenadora do Núcleo de Acompanhamento de Estágio da FECLI – NAE/FECLI); a Sra. Maria Ivânia Araújo (Diretora da E.E.F. Pe. João Antônio – Acopiara-CE); a Sra. Ione Carvalho Rodrigues (Coordenadora Pedagógica do Liceu de Iguatu Dr. José Gondim); o Sr. Irisney Antunes Marques (Prof. da E.E.M. Adahil Barreto – Cariús-CE) e a aluna Luana Vinuto Silva (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas).

alt

Desfeita a mesa, deu-se início à palestra de abertura do evento, proferida pela professora Dra. Maria Socorro Lucena Lima (Programa de Pós-graduação em Educação da UECE), intitulada: Formação de professores: o Estágio Supervisionado como mediação da parceria escola-universidade”.

alt

O I ENESF constituiu-se em um espaço para socialização e divulgação das experiências docentes dos licenciandos da FECLI junto às escolas de Iguatu, Quixelô, Icó, Acopiara, Jucás e Cariús, durante a realização do Estágio Supervisionado. Os alunos submeteram seus trabalhos e os apresentaram em sessões de Comunicação Oral.

alt

A Coordenação Geral do Evento foi composta pelos docentes da FECLI, Jeanne D’arc Oliveira Passos (Profa. do colegiado de Matemática), Jones Baroni Ferreira de Menezes (Prof. do colegiado de Biologia) e Maria Márcia Melo de Castro Martins (Profa. do Colegiado de Biologia e coordenadora do NAE-FECLI). Teve como cerimonialista a Profa. Ana Cristina de Souza Lima (Coordenadora de Estágio do Curso de Matemática).

alt

O evento contou ainda com o apoio da Direção, corpo docente e discente da FECLI, CREDE 16, SESC-Iguatu, Vice-reitoria e Pró-reitoria de Administração da UECE.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FECLI