I Encontro Cearense de Professores de Filosofia acontece na Uece

30 de agosto de 2019 - 16:54 # #

Com o tema Ensino-Filosofia-Resistência, o Fórum de Supervisores de Filosofia e a Coordenação de Estágio de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizam, no período de 29 a 31 de agosto, no campus Itaperi, o I Encontro Cearense de Professores de Filosofia.

O evento tem como objetivo integrar professores de Filosofia por meio do debate sobre o ensino da Filosofia e o seu papel político na escola, tendo em vista o contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as ameaças a sua permanência e relevância nos âmbitos escolares e acadêmicos.

De acordo com a coordenadora do Encontro e do Fórum de Supervisores de Filosofia, Elizabeth Furtado, o intuito é “mobilizar os professores em relação à defesa da Filosofia na escola. Esse encontro foi pensado para discutir novos caminhos. Estamos em um momento em que a Filosofia, como disciplina, está desaparecendo da escola, e ela precisa assumir novas faces, novas facetas. É um momento de desafio para o ensino e para os professores de Filosofia… Nosso objetivo é sairmos daqui mais fortalecidos e mais organizados na perspectiva de enfrentar os desafios postos”.

Voltado para docentes e graduandos da área, o evento teve mais de 500 inscritos oriundos de Fortaleza e de cidades como Sobral, Juazeiro do Norte, Massapê e outras.

Para a participante Lucineide Moreira, professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Eudes Veras – Fortaleza, o Encontro é de sua importância no atual contexto brasileiro. “Em um momento em que questiona a importância da Filosofia, inclusive discutindo sua permanência no currículo do Ensino Médio, é necessário reafirmarmos essa importância que ela e a docência da Filosofia têm, além de termos aqui a oportunidade de discutirmos sobre diversos assuntos relacionados à área”.

O evento teve início na manhã do dia 29, com a conferência Democracia e Tolerância, proferida pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manfredo Oliveira, referência no Ceará no campo da Filosofia. Houve também apresentação de trabalhos em painéis, videoconferência, lançamento de livros e minicursos.

A abertura oficial do evento aconteceu à noite, no Auditório Central, iniciada com apresentação dos egressos do curso de Música da Uece, Alexandre Soares e Jonatas Gaudêncio. Os jovens estudaram também na França por terem sido selecionados pelo projeto “Briançon Tempo de Brasil”. Os premiados músicos coordenam hoje o grupo de música de câmara, Nova Ensenble.

Para compor a mesa de abertura, estiveram presentes o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; a coordenadora do Centro de Humanidades (CH/Uece), Adriana Barros, representando ainda o coordenador do curso de Filosofia, Eduardo Braga; Silvio Gadelha, da UFC; Jonh Aquino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Andréa Coutinho, da Secretaria de Educação (Seduc); Anízio Melo, do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (APEOC); e Alexandre Costa, do Sindicato dos Docentes da Uece (SindUece).

“A Uece tem uma característica muito significativa, mais de 65% dos nossos cursos, dos nossos estudantes, e, portanto, dos nossos docentes, estão voltados para formação de professores. Somos responsáveis pela formação de grande parte dos professores da educação básica do Ceará”, compartilha o vice-reitor.

Professor Hidelbrando completa falando sobre a importância do I Encontro Cearense de Professores de Filosofia. “Este evento é uma daquelas ideias brilhantes, pois aproxima a universidade da escola básica. Ideia como essa pode ser uma semente de um projeto mais ousado no Estado do Ceará voltado para formação de professores. Essa semente que está sendo plantada pela Filosofia deve servir como modelo para todos nós que fazemos a Universidade Estadual do Ceará…. Nestes tempos sombrios, a Uece continua sendo um espaço de resistência e precisa ser também um espaço para produção de esperança”.

A diretora do CH, professora Adriana Barros, parabenizou a iniciativa. “Parabenizo a ideia genial desse evento pelo Fórum, pois é de suma importância que os professores de Filosofia se reúnam…. É um momento de estar juntos para pensar juntos, para se fortalecer nessa época tão necessária. Assim, estaremos mais fortes para enfrentarmos as dificuldades que se mostram agora e as que virão”.

O professor de Filosofia do IFCE, Jonh Aquino, é egresso da Uece e disse: “Tenho muito orgulho de ter sido aluno da Uece. Ela é uma universidade de luta… Agradeço a oportunidade e quero dizer que precisamos lutar…”.

O evento teve continuidade com a palestra “Os Desafios do Ensino de Filosofia em Tempos de Resistência”, proferida pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Walter Kohan. Durante o Encontro, o docente lançou ainda o livro Paulo Freire Mais do que Nunca – uma biografia filosófica.

O I Encontro Cearense de Professores de Filosofia segue até sábado, 31 de agosto, no campus Itaperi, com palestras, conferências, mesas redondas, minicursos, Grupos de Trabalho (GT), apresentações artístico-culturais e de trabalhos em painéis.

O evento conta com a parceria da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae), Direção do CH, Coordenação do Curso de Filosofia da Uece, Seduc-CE, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), Mestrado Profissional em Filosofia (PROFILO), cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia / Educação da UFC, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), IFCE, SindUece, APEOC, Escola Espaço Vida (EVIDA), Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e editoras Vozes, Autêntica e Saraiva.