I EAGEG da PROGRAD debate experiências de gestão

16 de agosto de 2010 - 14:24 #

Para compartilhar experiências de gestão entre diretores e coordenadores de curso, bem como, rediscutir questões críticas provenientes de uma cultura de procedimento administrativo interna ainda assistemática, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) realiza nesta segunda-feira (16/08) e amanhã, terça-feira (17/08), o I Encontro Acadêmico de Gestores do Ensino de Graduação da UECE: compartilhando experiências e criando perspectivas (I EAGEG). O evento foi aberto às 9h, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Campus do Itaperi, com a palestra da Profa. Ana Maria Iório Dias, que falou sobre o tema “O papel da coordenação na gestão acadêmica”. Em seguida, foi promovido um debate, coordenado pela Profa. Elivânia Moraes, contando, na ocasião, com a participação do Chefe de Gabinete, Prof. Vladimir Spinelli.

A pesquisadora Institucional da Universidade Estadual do Ceará, Profa. Socorro Osterne, encerrou os trabalhos, da manhã de hoje, fazendo uma Auto-avaliação da UECE. À tarde, segundo a programação, o I EAGEG prossegue com a palestra “A Graduação na UECE: um retrato a partir das Coordenações de Curso” ministrada pelos professores Nilson Cardoso e Mônica Façanha. As atividades, desta segunda-feira, serão encerradas com uma mesa redonda que tem como tema “Questões Curriculares: flexibilização e otimização”, coordenadas pelas professoras Meirecele Leitinho e Adriana Wanderley.

Segundo a professora Mônica Façanha, da equipe organizadora do I EAGEG, nesta terça-feira (17/08), à tarde, haverá uma reunião fechada com a participação apenas de diretores e coordenadores de cursos, que se encarregarão de elaborar uma Carta de Intenções sobre o que ficou definido no evento, cujas informações vão servir como uma espécie de guia para futuras decisões, sem esquecer que poderão sofrer algumas alterações para atualização dessas considerações.

Ainda nesta terça-feira, no período da manhã, de acordo com a programação, das 8h às 10h, será reservado para a Apresentação dos Trabalhos de Gestores do Ensino de Graduação. Às 10h20, para encerrar as atividades da manhã, o prof. Viliberto Porto falará sobre “Legislação e Trâmites Acadêmicos”. À tarde, para o encerramento dos trabalhos, das 14h às 15h30, será realizada uma mesa redonda, para debater o tema “PROGRAD, Direções e Coordenações: a gestão integrada do ensino de graduação”, com a participação das professoras Lineuda Murta, Elivânia Moraes e Mônica Façanha.

A solenidade de abertura do I Encontro Acadêmico de Gestores do Ensino de Graduação da UECE: compartilhando experiências e criando perspectivas foi presidida pelo Chefe de Gabinete da UECE, Vladimir Spinelli, com a participação da Pró-Reitora de Graduação, Lineuda Murta, e da professora Elivânia Moraes. A solenidade contou também com a presença de Diretores e Coordenadores de cursos da capital e dos campi do interior do Estado.