I Curso de Formação da Uece reúne mais de 100 docentes

21 de fevereiro de 2017 - 16:47

Com o objetivo de promover acolhimento institucional, integração e formação pedagógica inicial para novos professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que ingressaram na Instituição por meio dos concursos realizados em 2012 e 2015, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou no período de 14 a 17 de fevereiro, o I Curso de Formação para Novos Docentes.

alt

O evento, realizado no Auditório Central, no Campus Itaperi, reuniu 110 docentes das unidades acadêmicas da Uece. “O curso, idealizado a partir de discussões com coordenadores de cursos e diretores de centros e faculdades, atendeu uma demanda histórica dos docentes que ingressam na Uece sem conhecer sobre o funcionamento da Universidade e seus direitos e deveres como professor e como servidor público estadual”, explica o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza.

alt

De acordo com o professor do curso de Enfermagem, Antônio Rodrigues Ferreira Júnior, que participou da ocasião, “o curso propiciou momentos importantes de construção de conhecimento e reflexão aos recém-chegados. Uma iniciativa exemplar da administração da universidade que oportunizou maior interação entre os professores, bem como discussões sobre questões administrativas e pedagógicas essenciais para nossa vida profissional”.

Para o docente, as discussões deixaram uma impressão positiva da Universidade. “A abertura da administração universitária para essas questões nos dão a ideia de que ingressamos em uma instituição democrática e com pessoas cientes de seus papeis sociais”, disse Antônio Júnior.

altalt

O Curso de Formação para Novos Docentes constituiu uma das ações propostas no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) para a Uece, que visa atender às demandas institucionais da Universidade no que concerne à formação do quadro de professores.

Para realização do evento, a Prograd/Uece contou com a parceria da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), das Prós-Reitorias de Extensão (Proex) e de Assuntos Estudantis (Prae), além dos Departamentos de Pessoal (DEPES) e de Informática (DI), Direções de Centros e Faculdades e Coordenações de Cursos.