Hospital de Messejana seleciona nove alunos de Medicina da UECE

29 de março de 2010 - 15:37 #

 

Em recente concurso realizado pelo Hospital de Messejana para estágio em Emergência Cardiopulmonar, nove dos 31 aprovados são do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Outro fato relevante, é que entre os dez primeiros classificados, sete são do curso de Medicina da UECE, inclusive o 1º lugar, que ficou com Felipe Pereira de Castro Sampaio, do nono semestre. Os outros dois, dos nove classificados dessa Universidade, já estagiando, ocuparam os 23º e 30º lugares. Nesse sentido, o curso de Medicina merece destaque: no concurso para estágio em cirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, em 2009, os dois primeiros classificados foram do curso de Medicina da UECE. 

Apesar de ainda jovem, o curso médico da UECE já alavancou o 1º lugar do Ceará e o 3º lugar nacional, na categoria da qual participou, no ENADE de 2007, feito similar ao obtido no ENADE de 2004, quando da obtenção do 2º lugar nacional. A primeira turma de médicos UECEanos, formada em 2008, antes mesmo da colação de grau, já apresentou índice de aprovação nos concursos de residência médica superior a 70%, destacando-se ainda pela conquista de vagas em importantes hospitais de diversos estados brasileiros. 

Com a segunda turma a se graduar, em janeiro de 2010,  não foi diferente, repetiu feito similar: além do excelente índice de aprovação na residência médica, um dos alunos obteve a maior nota, na avaliação de conhecimento, da Universidade Federal de São Paulo, e o primeiro lugar para Cirurgia Geral na Escola de Saúde Pública do Ceará.

De acordo com informações do Centro Acadêmico do Curso de Medicina da UECE, as conquistas obtidas nesses oito anos de instalação do curso ratificam a qualidade dos alunos ingressantes, submetidos à concorrência de quase 70 candidatos por vaga. Outro ponto que merece destaque é o compromisso do excelente corpo docente e a rede estadual de hospitais de referência, unidades sediadas em Fortaleza, cujos estágios proporcionam a prática dos alunos de medicina da UECE.

 

Contato: João Brainer, do Centro Acadêmico de Medicina da UECE Joaquim Eduardo de Alencar, pelo telefone 9156.5510