Homenagem inédita e merecida

9 de abril de 2014 - 14:09

Em solenidades de colação de grau os personagens principais são os formandos. A cerimônia conjunta da FAEC e CECITEC, realizada sexta-feira, dia 4, em Crateús, no Auditório do IFCE, foi uma raríssima exceção. Uma mãe de aluna que nem estava se formando foi a grande estrela. Os alunos da FAEC deram o nome de Maria de Lourdes Souza à turma que se formava naquela noite.

Na verdade, dona Maria de Lourdes já vem brilhando há muito no Campus Fátima II, onde está a FAEC – o Campus Fátima I fica em Fortaleza, onde funciona a direção e parte do Centro de Humanidades (CH).

Brilhar talvez não seja a palavra exata para retratar esta senhora que está diuturnamente na FAEC, acompanhando sua filha Úrsula Lourema de Souza, aluna do último semestre de Ciências Biológicas e que é cadeirante.

alt

Elas moram no município de Independência, que fica a 48 quilômetros de Crateús, e não se deslocam de carro próprio de casa para a FAEC. É comum que Úrsula tenha aula pela manhã e à noite. Mas por dependerem dos transportes dos alunos, elas têm que passar o dia inteiro na Faculdade, filha e mãe.

Na cerimônia de colação de grau de sexta-feira, dona Maria de Lourdes deveria ter ficado na mesa solene. Ela não aceitou a deferência. Preferiu ficar com sua filha e com os outros pais e mães na plateia lotada do Auditório.

Segundo o vice-diretor da FAEC, professor Luis Carlos Leite de Melo, “a homenagem é uma forma de reconhecimento pela dedicação e os cuidados de dona Maria de Lourdes com sua filha, a quem acompanha todos os dias, desde o início do curso, às vezes nos turnos manhã e noite, em sala de aula e fora dela. Tanto carinho e atenção Dona Maria de Lourdes extende aos demais alunos da FAEC e até à própria instituição. A homenagem é inédita e não podia haver homenagem mais merecida”.

Alunos do CECITEC e FAEC em noite de festa