Hoje tem viagem às estrelas

12 de abril de 2013 - 13:07

alt

Alunos do Curso de Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Luidhy Santana, Diego Max, Rafael Coelho e Danicleiton estarão hoje à noite, a partir das 18h, no Observatório Astronômico Otthon de Alencar da UECE compartilhando informações sobre o admirável mundo sobre nossas cabeças. O amor deles pela Física em geral e pela Astronomia em particular é tão grande que envolve e abarca todos que participam daquele processo de aprendizagem sobre o cosmos.

A primeira visita guiada ao Observatório Astronômico da UECE foi realizada na última sexta-feira, dia 5. Estavam lá para aprender e conhecer mais alunos de outros cursos de graduação, como de Administração e Biologia, mestrandos e até mesmo pessoas que não fazem parte da comunidade ueceana, mas são apaixonados por astronomia, como um mecânico paulista, que saiu mais cedo de sua oficina para participar.

O sucesso da primeira visita foi tamanho que Luidhy, que é também bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Membro do Clube de Astronomia de Fortaleza, resolveu extender as viagens ao cosmos para todas as sexta-feiras do mês de abril.

A observação guiada tem ainda (ou seria sobretudo?) um caráter profundamente poético. Certamente Manoel Bandeira – para quem “o mar jaz como um céu tombado” – teria adorado saber que tudo que existe na Terra, incluindo os humanos, um dia já foi estrela. Somos feitos da mesma essência.

Mesmo para quem sempre foi avesso e até mesmo refratário ao mundo da Física, termina a viagem com uma forte sensação de encantamento, ou melhor, como bem disse Bandeira, alumbramento por se saber efetiva e fisicamente parte do cosmos.

Participe e viaje nesta viagem.

Leia mais sobre o Observatório Astronômico da UECE

Primeira visita guiada ao Observatório Astronômico da UECE será sexta-feira, dia 5

Observatório Astronômico da UECE inicia atividades