Hoje é o dia do Bibliotecário

12 de março de 2013 - 17:14 #

Para comemorar o Dia do Bibliotecário, os oito profissionais que trabalham na Biblioteca Central do Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) participam das homenagens que a Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza a partir das 14h desta terça-feira, por ocasião do Seminário “Bibliotecário, um profissional por excelência”. O evento ocorre no Auditório Rachel de Queiroz do Centro de Humanidades da UFC, localizado na Avenida da Universidade. A bibliotecária Lúcia Oliveira, da UECE, é uma das conferencistas. Ela fala às 15h40, sobre o tema “Proposta de criação do Sindicato dos Bibliotecários do Ceará”.

A UECE conta com 12 profissionais, distribuídos entre cinco Bibliotecas, sendo duas nos Campi de Fortaleza, Itaperi e Fátima, e as outras três nos Campi das Faculdades de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI); Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, e Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI).

O Dia do Bibliotecário, no Brasil, é comemorado nessa data 12 de março, desde 1980. Trata-se de uma homenagem ao engenheiro e bibliotecário, por vocação, Manuel Bastos Tigre, nascido em 12 de março de 1882. Viajou para os Estados Unidos, em 1906, onde conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Foi um encontro decisivo na vida de Tigre. Passado algum tempo, precisamente em 1915, aos 33 anos de idade, abandonou a engenharia e passou a trabalhar com biblioteconomia.