Hoje é Dia do Aleitamento Materno

1 de agosto de 2013 - 12:14

alt

O leite materno é o alimento natural e mais completo para a criança nos primeiros meses de vida. Até o sexto mês, o bebê não precisa de outra alimentação como chá, suco, água ou outro tipo de leite. Somente depois dos seis meses é que a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. A médica pediatra e neonatologista, Denise Gonçalves, chama a atenção das mães para a importância do pré-natal, que orienta sobre os benefícios da amamentação tanto para os bebês como para as mães. “Há muitos vícios culturais que complicam o aleitamento. A mãe deve acreditar na amamentação”, destaca.

De acordo com Rosana Guedes, pediatra e neonatologista do Hospital Infantil Albert Sabin, o leite humano é adequado em toda a sua constituição porque supre as necessidades nutricionais do bebê e age como vacina, protegendo de infecções. Por isso é importante que a criança seja amamentada até os dois anos de idade ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. “O leite humano tem todos os nutrientes adequados para a criança, como carboidratos, proteínas, ferro, vitaminas e sais minerais. O ferro do leite materno é muito mais absorvido pelo recém-nascido do que outro tipo de leite”, avalia.

Protege de infecções

Hoje, a dona de casa Clebiana Cunha, 27, entende que o aleitamento materno é essencial para a saúde da filha Maria Arianne, que tem apenas 28 dias de nascida. Há 12 dias, a menina foi internada no Albert Sabin com infecção intestinal grave. “Achei que o meu leite não estava sendo suficiente porque ela chorava muito à noite”. E pensando dessa forma, Clebiana complementou a alimentação da filha com leite artificial e chás de alho e hortelã. Foi então que a pequena Arianne adoeceu e precisou ser internada. “Foram 12 dias muito difíceis, mas aprendi a lição: vou dar só mama agora”, afirma com alegria, amamentando a filha. Nesta terça-feira, 29, Arianne já pôde voltar para casa com sua mãe.

O leite materno é uma das formas mais eficazes para garantir a saúde da criança e a sua sobrevivência. Assim como a de Levi Nascimento, que tem apenas 16 dias de vida e há seis dias está no Centro de Terapia Intensiva Neonatal (CTINE) do Albert Sabin, aguardando cirurgia do trato urinário. Por ser prematuro e de baixo peso, Levi ainda não pôde fazer os exames necessários para a operação e, muito menos, passar por um processo cirúrgico nesse momento. Como ele não consegue sugar o leite do peito da mãe, a ausência do estímulo diminuiu a produção do leite dela. Para Elenilda Silva, 19, mãe do Levi, o Banco de Leite do Albert Sabin tem garantido a alimentação do seu filho. “O banco de leite é muito importante para a sobrevivência dele”, declara.

Segundo Rose Gois, coordenadora do CTINE, Levi pesa 1,002kg, mas precisa adquirir, no mínimo, 1,500kg para realizar os exames e 2kg para fazer a cirurgia. “Há supeita de que ele tenha válvula de uretra posterior (má formação na uretra), mas precisamos dos exames para ter certeza e fazer a cirurgia”, diz. Levi chegou ao Albert Sabin pesando 904g. Atualmente, ele se alimenta de 17ml de leite humano oriundo do Banco de Leite do Hias. Rose ressalta que os bebês que dependem do Banco de Leite são aqueles que nascem prematuros, com extremo baixo peso e/ou doença cirúrgica. “O leite humano é um fator de imunidade necessário para a melhoria das defesas deles, ganho de peso, sucesso na cirurgia e ainda evita infecção. Acontece de apelarmos por uma fórmula por falta de leite humano suficiente”, desabafa a médica. Atualmente, 30 crianças internadas no Albert Sabin necessitam de leite humano para sobreviver. Destas, 12 estão no CTINE.

Doe leite humano

Há oito anos, o Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin realiza a coleta, o processamento, o fracionamento e a distribuição do leite humano doado e ainda, promove e incentiva o aleitamento materno. As mães interessadas em doar podem ligar para o telefone 0800.280.4169 e receberem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio.

Benefícios do aleitamento materno

Para o bebê

– O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.

– Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.

– Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.

– A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

– Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Para a mãe

– Reduz o peso mais rapidamente após o parto.

– Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto.

– Reduz o risco de diabetes.

– Reduz o risco de câncer de mama e de ovário.

– Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando

exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre

que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.

Leia também:

Sesa mobiliza Agentes Comunitários para reforçar aleitamento materno

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hias

(85) 3256-1574/ 9952-6742/ 8524-8942