História do RU começa quando a do Campus do Itaperi inicia

11 de março de 2015 - 11:06

alt

Formada em Economia Doméstica e aposentada desde o final do ano passado, Zoraide Braga esteve à frente do Restaurante Universitário (RU) por mais de 20 anos. Ela conhece como poucos a história do equipamento.

Criada em 1975, a Universidade Estadual do Ceará incorporou as Unidades de Ensino Superior existentes na época de Fortaleza: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula – além da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte.

alt

Estas escolas estavam espalhadas em prédios distintos por toda a cidade. A então nova Universidade estava instalada na Avenida do Imperador, onde era a sede Escola de Enfermagem. No Itaperi funcionava a Faculdade de Medicina Veterinária.

alt

Em 1977, o professor Danísio Dalton da Rocha Corrêa assumiu como reitor da UECE e trouxe todos os cursos para o então novo Campus do Itaperi. “Com a vinda de todos os cursos surgiu a necessidade de se criar um restaurante universtário, pois passou a ter uma demanda muito grande por e exisitia apenas um pequeno refeitório”, relembra Zoraide.

alt

O prédio onde funcionou por vários anos o antigo RU fica na por trás da área hoje conhecida como Espaço Cultural Patativa do Assaré, quase em frente ao Observatório Otto de Alencar. O atual RU foi inaugurado no primeiro semestre de 2012, no final do mandato do reitor Francisco de Assis Moura Araripe.

alt

Sem açúcar e com pouco sal, mas com muito afeto

Misturas e partituras cotidianas do Restaurante Universitário