História da FECLESC é narrada em prosa e verso em cerimônia comemorativa

2 de maio de 2013 - 15:48

alt

Da esquerda para direita: professora Fátima Leitão, ex-diretora da FECLESC e atual Procuradora Educacional Institucional da UECE; professor Jerffeson de Souza, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa; Jorge Alberto Rodriguez, diretor da FECLESC; professor Hildebrando Soares, Vice-Reitor; e  professor Luiz Osvaldo Moreira de Souza, fundador da FECLESC

Uma história marcada por lutas, resistência e conquistas. Atributos que fizeram parte do passado. Mas também do presente e certamente do futuro. Esta foi a essência do discurso do vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Hildebrando Soares, na solenidade de encerramento dos festejos dos 30 anos de fundação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica da UECE em Quixadá, e que perpassou o pronunciamento do fundador da faculdade, professor Luiz Osvaldo Moreira de Souza, na cerimônia realizada terça-feira, dia 30, no Auditório Raquel de Queiroz.

Foi com luta e resistência que se obtiveram valiosas conquistas, como a interiorização do ensino superior no Ceará, que, por sua vez, promoveu mudanças culturais e de comportamento nas regiões onde as instituições estão localizadas. “A interiorização foi um esforço dos pioneiros”, reconheceu.

E avanços continuam sendo feitos, como ressaltou, a exemplo do Mestrado Intercampi em Educação e do Mestrado em Ciência dos Materiais, realizados pela FECLESC e pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), o primeiro já instalado, com sede na FAFIDAM, o segundo em processo de aprovação, a ter sede na FECLESC.

Antes da fala do Vice-Reitor, foram lidas mensagens de dois ex-diretores da FECLESC, professores William Guimarães e Gilberto Telmo, que não puderam estar presente à solenidade.

A professora Fátima Leitão, que foi diretora da Faculdade no período de 1996 a 2000 e de 2000 a 2003. Em seu discurso emocionado disse que “foi aqui que encontrei a paixão pela pesquisa, pela docência (…) e espero que esta inquietação e efervescência da FECLESC jamais se desvaneça”.

O fundador da FECLESC, professor Luiz Osvaldo Moreira de Souza, em sua semelhança física com o educador pernambucano Paulo Freire, recorreu a dois grandes poetas nordestinos para narrar a trajetória da Faculdade. “A nossa história é a de Severino”, disse, na abertura de seu pronunciamento, referindo-se ao personagem do poeta também pernambucano João Cabral de Mello Neto.

O professor Osvaldo encerrou sua fala citando Geraldo Vandré para a plateia que lotava o auditório Raquel de Queiroz. “A nossa esperança (de uma universidade que persevera na sua luta para crescer e se expandir) tem que ser a esperança bruta de Vandré: ´Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer´”.

Também compuseram a mesa da cerimonial Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jerfesson de Souza, e o diretor da FECLESC, professor Jorge Alberto Rodriguez. A Vice-Diretora da FECLESC, Cláudia Régis Damasceno Chaves, foi a mestre de cerimônia da solenidade.

Música, literatura e teatro na festa de 30 anos da FECLESC

FECLESC/UECE completa 30 anos de existência