“Guardiões da Memória” é tema de live de projetos de extensão do curso de História da Uece

29 de outubro de 2020 - 11:29

A memória, um dos mais caros campos de estudos da história, é tema de debate realizado pelo curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os projetos de extensão “O professor de História e o Patrimônio Cultural: faz escuro mas eu canto ”, coordenado pela professora Berenice Abreu e o “Em nome da Memória”, sob a coordenação da professora Fatima Leitão, realizam nesta quinta-feira (29/10), às 16h, a live intitulada: “Guardiões da História: Memorialistas de Canindé-Ce.

A live integra o evento “Diálogos sobre Ensino de História, Memória e Educação Patrimonial”, que teve início em fevereiro deste ano, ainda de forma presencial. De acordo com a professora Fatima Leitão, o período da pandemia levou as organizadoras do evento a modificarem sua forma de realização. Atualmente, o evento vem sendo transmitido por meio de canal no YouTube. A live Guardiões da Memória é o quinto encontro realizado pelo evento.

A docente destaca que essa é uma atividade interdisciplinar, que envolve os cursos de História de Fortaleza e de Quixadá, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece). Por Quixadá, integram o evento a professora Isaide Bandeira da Silva e o Mestrado Interdisciplinar de História e Letras.

Professora Fatima Leitão ressalta ainda que o evento “Diálogos sobre Ensino de História, Memória e Patrimônio Cultural” surgiu da necessidade de preenchimento de uma lacuna percebida no Curso de Licenciatura em História, na realização de eventos acadêmicos. As organizadoras entendem que, através da promoção de palestras e mesas redondas com profissionais que atuam no mercado de trabalho do historiador, estão contribuindo com a reflexão crítica do corpo discente, além de proporcionar a eles uma ampliação de suas molduras culturais.

Fica o convite para que estudantes, pesquisadores e interessados nesse tema, participem do evento, logo mais, às 16h, clicando aqui. O evento, promovido por meio da Pró-Reitoria de Extensão da Uece, dará direito a certificado aos inscritos.