Grupos de danças antigas e game music da UECE no TJA domingo

10 de outubro de 2014 - 10:09

alt

No próximo domingo, 12 de outubro, o grupo Doce de Flautas e o Grupo de Danças Antigas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), formado por alunos e professores dos cursos de licenciatura e bacharelado em Música, trazem ao público um vasto repertório em torno de imaginário da cultura gamer. Intitulada Game Music Imaginarium, a apresentação acontece no Theatro José de Alencar (TJA), às 18h, com entrada franca.

“O espetáculo tem repertório diversificado e formato descontraído, apresentando temas de jogos eletrônicos clássicos de todas as gerações, como Zelda, Super Mario, Tetris, e de sagas épicas do cinema e da televisão, como Star Wars e Game of Thrones”, informa a professora Luciana Gifoni, diretora do grupo Doce de Flautas. Além disso, o espetáculo apresenta o universo da música antiga europeia, rica fonte de inspiração para os compositores de jogos.

O Doce de Flautas e o Grupo de Danças Antigas são projetos de iniciação artística vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Sobre o grupo Doce de Flautas

O Grupo Doce de Flautas da UECE realiza um trabalho de consolidação artístico-musical ligado à prática instrumental de conjunto, voltado para o universo da flauta doce. Desenvolve o estudo, a execução e a divulgação de repertório camerístico de Música Antiga – medieval, renascentista e barroco -, e enfatiza também o estudo de linhas contemporâneas, especialmente da música brasileira, seja popular ou erudita, e da trilha de jogos eletrônicos (Game Music) e de filmes cinematográficos. O grupo estimula e acolhe ainda a produção de compositores e arranjadores locais, e incentiva a pesquisa de repertório original para a flauta, mas também as (re)criações e adaptações propostas por seus integrantes. Além da abordagem técnica e teórica sobre o instrumento, o grupo mantém um acervo de partituras e livros-métodos, e vem realizando editoração do material e catalogação digital. Também registra em vídeo suas apresentações, com divulgação na Internet via Youtube e redes sociais, e iniciou a gravação de um CD com seu repertório original.

Sobre o Grupo de Danças Antigas

O Grupo de Danças Antigas da UECE desenvolve um trabalho de manutenção de um núcleo de dança antiga na comunidade acadêmica, como fonte de pesquisa da história, origem e evolução da coreografia, da música e da vestimenta dos períodos Medieval, Renascentista e Barroco. Este é um trabalho pioneiro no estado do Ceará, cujo objetivo é levar a arte da dança antiga por todo o estado, fazendo resgates da cultura europeia – dos períodos especificados – nas raízes culturais do povo brasileiro, oportunizando uma aproximação comparativa entre a dança antiga europeia e a dança do folclore nordestino.

Fonte: Ranier Comunica