Grupo de professores e ex-alunos da Música faz concerto em escolas públicas

17 de setembro de 2014 - 13:00

alt

Os professores Heriberto Porto, Luciana Giffoni e Marcos Paulo Leão e ex-alunos do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) integram o Syntagma, grupo cearense de música erudita com 28 anos de atuação e ganhador do Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014, realizou, no período de 11 a 16 de setembro, sua série de concertos nas escolas públicas de Fortaleza.

A estreia aconteceu para os adolescentes da Escola Estadual Estado do Pará, no Alto da Balança, e no dia seguinte foi a vez das crianças da Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá, no bairro de Fátima, apreciarem o concerto. O grupo tocou nos turnos da manhã e da tarde, de modo que todos os alunos fossem contemplados com a apresentação.

Outros dois concertos aconteceram no CEJA do José Walter e no Colégio Jenny Gomes, com entrada livre para o público em geral.

alt

Despertando muita curiosidade dos alunos, pais e professores presentes, o Syntagma apresentou danças medievais, cantigas de roda renascentistas, e deságua no nosso baião de Gonzaga.

Além das músicas, houve uma apresentação dos instrumentos e da época de cada peça apresentada. Os instrumentos antigos usados pelo Syntagma geram fascínio especialmente nas crianças, que logo lhes deram apelidos, como violão-tatu era o alaúde, cabo de guarda-chuva, o krummhorn; a viola gambona, a viola de gamba; e a escaleta, a flauta-safona.