Grupo de pesquisa NATERRA realiza IV Festa das Crianças Sem Terrinhas no Vale do Jaguaribe

19 de outubro de 2021 - 14:40 # #

Nos dias 09 e 10 de outubro de 2021, o Grupo de Pesquisa Campo, Terra e Território (NATERRA), coordenado pelas professoras Camila Dutra (Geografia/CCT) e Lucenir Chaves (Geografia/FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promoveu a IV Festa das Crianças Sem Terrinhas no Vale do Jaguaribe, mais especificamente, no Assentamento Bernardo Marin II (Russas-Ceará), no Acampamento Zé Maria do Tomé (Limoeiro do Norte-Ceará) e na Ocupação das Mulheres da Cidade Alta (Limoeiro do Norte-Ceará).

O grupo de pesquisa contou com o apoio do Projeto Social Além dos Olhos, do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Laboratório de Educação do Campo (LECAMPO/UECE/Fafidam) e do Movimento 21 de Abril (M21). Durante os meses de agosto a outubro, foram realizadas várias atividades para arrecadar recursos em prol da organização das festinhas em cada território.

Professores(as), estudantes e servidores da comunidade acadêmica da UECE, bem como da sociedade em geral, tiveram a oportunidade de colaborarem com a ação através de doação financeira e entrega de livros e brinquedos novos e usados. O total arrecado possibilitou beneficiar cerca de 130 crianças, filhos e filhas de agricultores(as) e trabalhadores(as) das duas comunidades rurais e ocupação urbana citadas. As crianças foram presenteadas com kits que continham brinquedos, material escolar, pipocas, guloseimas e livros infantis.

Os(as) idealizadores(as) da ação social, que este ano compôs o calendário da Jornada Nacional Sem Terrinha, coordenada pelo MST, estiveram, presencialmente, nos territórios mencionados, para entregar os kits. O momento, em cada localidade, foi marcado por mística, brincadeiras infantis, entregas dos kits e lanche para as crianças, respeitando devidamente os protocolos de segurança sanitária.

Esta ação, realizada há quatro anos, sempre no dia das crianças e no natal, contempla crianças de acampamentos e assentamentos de reforma agrária, bem como de ocupações urbanas, do Vale do Jaguaribe, e é promovida pelo grupo de pesquisa intercampi Naterra, que reúne professores(as) e estudantes do Campus do Itaperi (Fortaleza) e do Campus da Fafidam (Limoeiro do Norte), entorno de estudos e pesquisas sobre esta região cearense. Neste ano, o ato teve uma simbologia ainda mais especial, pois foi possível levar um pouco de alegria e esperança para as crianças camponesas, em meio a um ano de tantos desafios e dificuldades, no contexto da pandemia da Covid-19, que também se estenderam para a zona rural.