Grupo de Pesquisa NATERRA realiza I Seminário de Extensão Universitária e de Monitoria

21 de dezembro de 2021 - 11:53 # #

Nos meses de novembro e dezembro de 2021, o Grupo de Pesquisa Campo, Terra e Território (NATERRA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu o I Seminário de Extensão e de Monitoria Acadêmica no Quilombo do Cumbe, em Aracati, Ceará. O Seminário foi realizado em dois momentos, o primeiro acontecendo entre os dias 16 e 18 de novembro e, o segundo momento, entre 13 e 15 de dezembro.

Na programação da primeira parte do seminário, ocorrida em novembro, houve a entrega dos “Mapas da Cartografia das Águas”, confeccionados junto à comunidade; oficina de comunicação popular para a elaboração do “Folder do Turismo Comunitário do Cumbe”; “Oficina de Primeiros Socorros”, que contou com um socorrista convidado do SAMU; e “Roda de Conversa com o Coletivo LGBTQIAP+ do Cumbe”.

No segundo momento do seminário, em dezembro, foi realizado: “Roda de Conversa com as Marisqueiras do Rio Jaguaribe”, contando com mulheres das comunidades pesqueiras Cumbe, Canavieira, Jardim, Volta e Viçosa; a “Oficina de Defesa pessoal com o coletivo LGBTQIAP+ do Cumbe”, ministrada por professor de artes marciais convidado; oficina de comunicação popular para elaboração da “Cartilha da Cultura Alimentar do Cumbe”; apresentação do Projeto de Dissertação a ser realizado na comunidade; e apresentação da versão final do “Folder do Turismo Comunitário do Cumbe”. O Seminário foi concluído com um momento coletivo de avaliação das atividades do ano e dos resultados, bem como, com o planejamento preliminar para os projetos de extensão e monitoria do ano de 2022.

Para a coordenadora do grupo, professora Camila Dutra, “o evento tratou da culminância de um conjunto de atividades, associadas aos projetos de extensão e de monitoria acadêmica, desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, durante o ano de 2021, no Quilombo do Cumbe”. Desde 2018, o NATERRA desenvolve projetos de extensão, iniciação científica, monografias e dissertações na comunidade pesqueira e quilombola e, neste ano, inseriu mais o projeto de monitoria acadêmica.

O Seminário contou com o apoio e parceria do Instituto Terramar de Assessoria à Pesca (TERRAMAR), do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e da Associação Quilombola do Cumbe, as mesmas entidades que colaboraram durante todo o processo de desenvolvimento dos referidos projetos. Do evento participaram vários membros(as) do grupo de pesquisa, os(as) quilombolas da comunidade e representantes das entidades parceiras.

Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisa NATERRA, a professora Camila Dutra, desenvolver projetos e pesquisas junto às comunidades e povos tradicionais reafirma o histórico papel social da Universidade Estadual do Ceará e o seu compromisso com uma educação popular e libertadora. Ainda de acordo com a docente, esta articulação entre Universidade e Comunidade é de grande relevância para a formação da cidadania de todos sujeitos envolvidos, especialmente para os(as) estudantes, que participam no planejamento, execução e avaliação de projetos em comunidades. Esse diálogo de saberes e troca de experiências contribui com a formação discente na tomada de consciência político-social, desenvolvendo o compromisso dos(as) bolsistas com as comunidades e povos tradicionais.

Saiba mais

O projeto de extensão universitária intitulado “Inventário da realidade do território quilombola-pesqueiro do Cumbe (Aracati-CE): elementos para articular o turismo comunitário” e o projeto de monitoria acadêmica “Agroecologia e quintais produtivos: diálogos em comunidade quilombola” foram realizados durante todo o ano de 2021, sendo uma articulação da disciplina de Geografia Agrária dos Cursos de Geografia, situados com campus do Itaperi, os quais contaram com bolsas provenientes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para os(as) estudantes envolvidos(as).