Grupo de Pesquisa NATERRA realiza ação de natal com crianças

22 de dezembro de 2020 - 10:59 #

No dia 20 de dezembro de 2020, o NATERRA – Grupo de Pesquisa Campo, Terra e Território (UECE/CNPq), coordenado pelas professoras Camila Dutra (Geografia/CCT) e Lucenir Chaves (Geografia/FAFIDAM), promoveu a “Festa de Natal dos/as Sem Terrinhas” na Comunidade de Resistência Terra e Esperança, localizada em Aracati/Ceará, um pré-assentamento de reforma agrária.

O grupo, em parceria com o Projeto Além dos Olhos e com a Organização Popular (OPA), realizou campanha de arrecadação financeira durante o mês de dezembro, sensibilizando professores, estudantes e servidores da comunidade acadêmica, e da sociedade em geral, para doarem qualquer valor em prol da organização. O total arrecado possibilitou beneficiar 50 crianças, filhos de agricultores(as) da comunidade rural citada. As crianças foram presenteadas com kits que continham brinquedos, material escolar, pipocas, guloseimas e livros infantis.

No dia 20 de dezembro, os idealizadores da ação social estiveram na Comunidade de Resistência Terra e Esperança para entregar os kits. O momento foi marcado por brincadeiras infantis, entregas dos kits e lanche para as crianças. Essa ação é realizada pelo grupo de pesquisa Naterra há quatro anos, sempre no dia das crianças e no natal, com crianças de acampamentos e assentamentos de reforma agrária do Vale do Jaguaribe, e, neste ano, o ato teve uma simbologia ainda mais especial, pois foi possível levar um pouco de alegria para as crianças camponesas, em meio a um ano de tantos desafios e dificuldades, que também se estenderam para a zona rural.