Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática aprova oito trabalhos

23 de janeiro de 2015 - 12:56

Alunos do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHMat)

Alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (Uece), vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHMat), tiveram oito de seus artigos aceitos no principal evento de História da Matemática brasileira, o XI Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), que será realizado em Natal (RN), de 28 de março a 01 de abril.

A coordenadora do GPEHMat, professora Ana Carolina Costa Pereira, participará do seminário na qualidade de ministrante de um minicurso: “Aspectos históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos”.

Os SNHMs constituem-se numa das formas explícitas para alcançar os objetivos estatutários da SBHMat. Caracterizam-se por uma vasta programação de cunho científico e pedagógico onde são apresentadas as novas produções do conhecimento na área. Debatem-se grandes temas, são expostos problemas em busca de soluções, divulgam-se experiências, bibliografias e materiais instrucionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a difusão das experiências, estudos e reflexões na área da História da Matemática.

Os trabalhos aprovados são:

1. Um estudo sobre a disciplina de história da matemática nas universidades cearenses, de Ana Maria Silva Guedes.

2. Estudando conceitos matemáticos através da construção e do uso do quadrante e das tábuas da índia, de Francisco Antonio do Nascimento Siqueira Junior e Hanna Marry Viana Bezerra.

3. Preparando roteiros de atividades utilizando quadrinhos com história da matemática para o ensino de conteúdos de matemática, de Laura Andrade Santiago e Wendy Mesquita de Morais

4. Ensinando conceitos geométricos e trigonométricos envolvidos na construção e utilização da balestilha, de Antonia Naiara de Sousa Batista e Ana Carolina Costa Pereira.

5. Estudando conceitos de logaritmos a partir da construção e utilização régua de cálculo, de Paulo Henrique Souza Fonseca

6. Confeccionando quadrinho através da história da matemática para o ensino e a aprendizagem de matemática, de Wendy Mesquita de Morais e Laura Andrade Santiago.

7. História da geometria analítica: a evolução das seções cônicas, de Ligia Mesquita de Souza e Marcos da Nóbrega Teixeira

8. Estudando matemática por meio da construção de artefatos históricos na formação inicial do professor, de Ana Carolina Costa Pereira.