Grupo de Pesquisa em Climatologia da Uece inaugura espaço de estudos

23 de março de 2018 - 16:54

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, ao lado do titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, inaugurou, na tarde do último dia 16 de março, no campus Itaperi, o espaço do Grupo de Pesquisa em Climatologia, Mudanças Climáticas e Impactos Socioambientais (CMCLIS).

alt

Com área de 110 m², o espaço conta com uma ampla sala de treinamento, copa, cozinha e banheiros. Todo material usado no empreendimento foi pensado para não agredir o meio ambiente, segundo o engenheiro, Oto de Oliveira, e o arquiteto, Daniel Thomas, responsáveis pela construção da obra.

alt

O ambiente interno da edificação dispõe de um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos. O grupo de pesquisadores que vai utilizar o espaço tem uma disponibilidade flexível na sala de treinamento, reuniões e estudos.

alt

O reitor Jackson Sampaio avaliou que a história da Uece tem sido de crescimento, tanto na pesquisa, quanto no ensino e extensão. Para ele, a abertura do novo espaço reforça o compromisso da Administração Superior, que vem incentivando a difusão do conhecimento no Ceará e ampliando a formação de profissionais qualificados e pesquisadores.

alt

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, elogiou os avanços da Uece, nos últimos anos, em pesquisa, ensino e extensão e lembrou ser a instituição pioneira na oferta de ensino superior no interior do Estado.

alt

Somente no último triênio, foram formados anualmente 350 técnicos de nível médio, 1.053 professores  oriundos das licenciaturas e voltados para a atuação no ensino médio -, 610 bacharéis, 1.458 mestres e 481 doutores. Acrescente-se a estes números as 281 mil pessoas, média anual no triênio, que foram beneficiadas pelos projetos de extensão da universidade, propiciando o exercício da cidadania.

De acordo com o coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações dos Países da CPLP e África, Emerson Mariano da Silva, “este equipamento trará soluções e propostas dos nossos pesquisadores que servirão para políticas e ações de prevenção e proteção, no que diz respeito a clima e meio ambiente”.

alt

Emerson Mariano acrescentou que esse local de estudos se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma instituição ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir, entre os seus usuários, os profissionais liberais, pesquisadores, docentes e empreendedores em geral. Ele informou ainda que o laboratório vai desenvolver pesquisas específicas como forma de prevenção aos impactos das mudanças climáticas.

A solenidade contou com as presenças do pró-reitor de Administração (Proad), Carlos Heitor Sales Lima, do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante, do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia de Tauá (Cecitec), Isaías Batista de Lima, da diretora do Departamento de Informática (DI), Wilda Fernandes, do coordenador da Célula de Assistência Estudantil da Pró-Reitoiria de Políticas Estudantis, João Bosco Verçosa e do Prefeito do Campus Itaperi, Sergio Leitão, demais professores, servidores e alunos.

alt

Durante a inauguração do novo espaço, o coordenador do Grupo de Pesquisa, Emerson Mariano da Silva homenageou os servidores Técnico-Administrativos Francisco Miguel Filho (diretor da Divisão de Conservação e Manutenção da Prefeitura), Oto Soares de Oliveira (diretor do Núcleo de Engenharia), Carlos Heitor Sales Lima (pró-reitor de Administração) e Wilda Fernandes Felipe (diretora do Departamento de Informática), agradecendo pelo empenho de todos na concretização da obra.