Grupo de pesquisa da Uece e Porto Iracema homenageiam Alberto Nepomuceno

6 de agosto de 2020 - 15:22 # # # #

O Grupo de Pesquisa Investigação em Regência e Interpretação Musical (IRIM), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), coordenado pelo professor Márcio Landi, e o Porto Iracema das Artes realizam a partir do dia 10 de agosto, o III SIRIM – Simpósio de Regência e Interpretação Musical “Alberto Nepomuceno em foco”, que contará com programação mensal até dezembro de 2020.

Considerado um dos maiores compositores brasileiros, Alberto Nepomuceno (1864-1920) deixou um legado que transpassa sons, emoções e o próprio tempo. No ano em que se completa o centenário de sua morte, o IRIM/Uece, o Porto Iracema das Artes e estudiosos das suas obras de todo o país, relembram sua história e produções durante o evento.

Dedicada a revisitar e divulgar a obra e as inúmeras contribuições deste grande nome da música orquestral brasileira, a programação será realizada por meio de videoconferências que serão transmitidas pelo Youtube e Facebook, sempre às 20h, com apresentações musicais e mesas-redondas, em que músicos e pesquisadores debaterão aspectos da vida e produções do homenageado. As atividades serão realizadas em uma segunda-feira de cada mês, como parte da programação especial “Ano Alberto Nepomuceno”.

Além disso, uma série de textos mensais sobre o maestro cearense, escritos pela comissão organizadora da celebração à efeméride, está sendo publicada no site da Escola de Formação e Criação do Ceará/Porto Iracema. A proposta é que, ao final do evento, um livro seja organizado englobando os assuntos discutidos ao longo destes cinco meses.

Programação

As atividades terão início no dia 10 de agosto, com a mesa-redonda “Modinha e as canções de Nepomuceno”, a partir das 20h. O debate contará com a presença da cantora Anna Maria Kieffer e do professor Edilson Vicente de Lima, sob mediação de Márcio Landi, professor da Uece e regente, coordenador do IRIM. Na sequência, a cantora Mona Gadelha, a convite da comissão de celebrações Nepomuceno, apresentará uma releitura de modinha do compositor em parceria com Juvenal Galeno, “Medroso de Amor”, gravada por Nara Leão, em 1968.

No mês seguinte, a musicóloga Monica Vermes e o músico Marcelo Jaffé são os convidados da mesa “Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno”, mediada pela professora e pesquisadora Rosana Lancelotti, no dia 14 de setembro, também às 20h. O evento também contará com apresentação do instituto Musica Brasilis.

O terceiro encontro será realizado no dia 19 de outubro, com a presença do pesquisador Avelino Romero Pereira e do escritor João Silvério Trevisan, que vão debater o tema “Alberto Nepomuceno: entre a História e a Ficção”. A mediação ficará por conta da regente e pesquisadora Inez Martins. Uma apresentação em vídeo do “Hino do Ceará” será transmitida na sequência. As atividades começam às 20h.

O penúltimo dia de programação acontecerá em 16 de novembro, a partir das 20h, com o debate “A modernidade em Nepomuceno”. Para o evento foram convidados o pesquisador e professor Luiz Guilherme Goldberg e o maestro Julio Medaglia, sob mediação de Anna Maria Kieffer. Um vídeo da “Marcha” da Ópera Abul também será apresentado.

O evento será encerrado no dia 14 de dezembro, com a presença do poeta e repentista Geraldo Amâncio, poeta e cordelista Geraldo de Almeida Nobre e da professora Elba Braga Ramalho na mesa-redonda “Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a cantoria nordestina”. A mediação será realizada pelo professor e pesquisador Gilmar de Carvalho. Ao final, acontecerá apresentação do vídeo “A jangada”.

Toda a programação tem curadoria de uma comissão formada pelos músicos e pesquisadores Marcio Landi, Inez Martins Gonçalves, Elba Braga Ramalho, Gilmar de Carvalho e Anna Maria Kieffer. O evento conta, ainda, com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.

III SIRIM – SIMPÓSIO DE REGÊNCIA E INTERPRETAÇÃO MUSICAL “ALBERTO NEPOMUCENO EM FOCO”

10 de Agosto – Segunda-feira – 20h
Modinha e as canções de Nepomuceno
Com Anna Maria Kieffer e Edilson Vicente de Lima
Mediação: Márcio Landi
Apresentação da modinha composta por Alberto Nepomuceno em parceria com Juvenal Galeno, “Medroso de Amor”, por Mona Gadelha.

14 de Setembro – Segunda-feira – 20h
Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno e Canções
Com Monica Vermes e Marcelo Jaffé
Mediação: Rosana Lancelotti