Grupo C. Rolim doa 3 mil mudas de árvores à Uece

18 de março de 2011 - 19:42 #

A assinatura de um Termo de Doação entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Grupo C. Rolim, às 8h30 desta sexta-feira (18/03), vai fazer chegar ao Campus do Itaperi e a Fazenda Experimental Guaiúba da Faculdade de Veterinária (Favet) da Uece, nada menos que 3.000 mudas de árvores de diversas espécies. O local para a assinatura do documento não poderia ser mais bucólico: a região Sul do Campus do Itaperi, no bosque do Centro de Estudos Sociais Aplicadas (Cesa). Pela Universidade, assinou a parceria, o Reitor Francisco de Assis Moura Araripe e representando o Grupo C. Rolim, o seu presidente, o empresário Pio Rodrigues Neto, tendo como testemunhas o diretor da Favet, professor Célio Pires, o professor Gerson Oliveira e Silva, também da Favet, e Alexandre Mourão, da C. Rolim Engenharia.

Para celebrar a parceria, Pio Rodrigues e Assis Araripe foram a um dos canteiros do bosque, onde plantaram uma árvore, uma das espécies de ipê (Tabebuia, gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae. As espécies desse gênero são conhecidas, no Brasil, por ipê e pau-d’arco. Elas produzem vasta floração, que pode ser de várias cores).

A doação de mudas, patrocinada pelo grupo C. Rolim, faz parte do Programa de Responsabilidade Ambiental, que vem desenvolvendo o projeto chamado “Compromisso Verde”, administrado pela C. Rolim Engenharia. Parte das 3.000 mudas, do acordo assinado, nesta sexta-feira, destina-se à FAVET e que deverá ser plantada na Fazenda Experimental Guaiúba, localizada no município de Guaiúba, Região Metropolitana, a 26 km de Fortaleza.

Ao falar, durante a solenidade de assinatura do Termo de doação, o empresário Pio Rodrigues Neto agradeceu por estar assumindo, naquele momento, um compromisso com o verde. O projeto Responsabilidade Ambiental, da C. Rolim Engenharia, segundo Pio Rodrigues, para cada metro quadrado de área construída, o grupo assume o compromisso de plantar uma árvore. Fez referências a alguns projetos que o seu grupo empresarial desenvolve, voltado para diversas áreas verdes de Fortaleza, como a Praça Portugal, a Lagoa do Papicu, além de outros, onde algumas árvores já passam dos dois metros de altura. Disse que a Uece já pode traçar o seu programa paisagístico para o próximo inverno, e assumiu o compromisso de vir ao Campus do Itaperi para dar continuidade ao projeto iniciado hoje.

O Reitor Assis Araripe dirigiu-se ao empresário Pio Rodrigues lembrando que ele não teria que agradecer nada. Pelo contrário, a Uece é que tem que lhe agradecer por esse projeto de grande significado para a Universidade e para a sociedade. Informou que está em fase de conclusão o Plano Diretor da Universidade e que o Campus do Itaperi vem sendo povoado. Falou no Hospital Veterinário,  em fase de construção, visitado na ocasião, e que tem uma relação de amizade com o professor Gerson Oliveira, que é veterinário e aposentado da Uece.

Araripe mostrou o desempenho da universidade, que passou de 19 cursos de pós-graduação para 31, já devidamente autorizados, além de contar com quatro Doutorados e mais três estão sendo implantados, perfazendo, portanto, um total de sete. Parabenizou Pio Rodrigues por ser um empresário que se preocupa com “o outro lado”. Ajuda um patrimônio que é nosso: o verde. Fez referências ao diretor da Favet, Célio Pires e ao professor Gerson Oliveira, lembrando que tudo (o Campus do Itaperi) começou com a Faculdade de Veterinária, pois foram eles que primeiro chegaram neste local.

A solenidade de assinatura do Termo de Doação contou com a presença dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Jackson Sampaio, de Políticas Estudantis, prof. João Carlos Holanda Cardoso, de Planejamento, prof. Vladimir Spinelli, de Graduação, profa. Lineuda Murta, de Extensão, profa. Celina Ellery, e de Administração, Luiz Carlos Dodt, vice-diretora do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), professora Célia Sampaio, e o engenheiro Gerardo Almeida, gestor da obra de urbanização do Campus do Itaperi.