Grande e vibrante tribo

28 de agosto de 2015 - 17:44

Uma das cenas mais bonitas e revigorantes que uma universidade, em particular, e um país, em geral, pode testemunhar acontece desde cedo da manhã desta sexta-feira, dia 28 de agosto, e se estenderá até o final de tarde, no Campus do Itaperi.

alt

Dia 28 de agosto é o último dia para pedir isenção de pagamento de taxa de inscrição do Vestibular 2016.1, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Independente de gênero, background, cor da pele e saldo bancário, são todos iguais.

A grande maioria dos meninos e das meninas atravessam os portões do número 1.700 da Avenida Silas Munguba como se cruzassem os portões de um aeroporto para sua primeira viagem. O destino eles talvez nem sabem. Só sabem que têm que ir. Como Jack Kerouak fez quando cruzou os Estados Unidos de ponta a ponta, no início da década de 50, tornando-se um dos ícones dos beatniks e dos hippies na década seguinte.

alt

Seguram o envelope pardo com os documentos necessários para isentar-lhes de pagar para fazer o vestibular, rito de passagem dos mais cruéis: deixam de ser as crianças conhecidas da escola onde estudaram a vida toda para entrar na fase solo de suas vidas em um campus universitário. É vestibular também para o início da vida adulta e teoricamente de responsabilidades.

alt

Borbulhantes de hormônios, aqueles corpos adolescentes emitem palavras altas de excitação, acenam para quem passa no corredor do prédio da Reitoria que leva à Pró-Reitoria de Extensão-PROEX e à Comissão de Concursos e Exame Vestibular-CEV, dão pulinhos quando encontram mais conhecidos.

Seus olhos emitem faíscas de deslumbramento com o efetivo começo da primeira de uma série de fases que deixarão marcas eternas em suas vidas. As provas serão a segunda fase e depois delas virão outras e mais outras.

alt

Eles ainda pensam que otimismo é sinônimo de esperança. Ainda acreditam que felicidade é destino.

Como se diz que your vibe attracts your tribe, aqui nesta manhã lindamente ensolarada de sexta-feira todos emitem a mesma vibe, portanto, pertencem à mesmo tribo.

Sejam todos bem-vindos à Uece nesta manhã de sexta e esperamos vê-los sentados nas nossas salas de aula em 2016.