Graduandos da FAFIDAM lançam livro sobre o Vale do Jaguaribe

13 de março de 2009 - 10:49 #

As histórias do Vale do Jaguaribe estão contadas, agora, no livro “Vale do Jaguaribe: Histórias e Culturas” de autoria de vários graduandos do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, a 203 km de Fortaleza. Lançada logo mais, às 19h, no auditório da FAFIDAM da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o livro será apresentado pela profa. Ana Maria Remígio, do curso de Letras da FAFIDAM. O deputado federal Ariosto Holanda confirmou presença e, na ocasião, falará da importância da obra para a história da região Jaguaribana.

O livro, que foi organizado pelo prof. Olivenor Chaves, nasceu do desejo compartilhado entre os graduandos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de História da FAFIDAM e outros graduandos. Esses formandos reuniram os resultados das pesquisas desenvolvidas no interior do Estado, mais precisamente na região Jaguaribana, as quais resultaram em suas monografias de final de curso, bem como as pesquisas monográficas de outros graduandos. O resultado foi um livro com informações surpreendentes, principalmente, para os estudiosos que buscam aumentar os seus conhecimentos sobre o Vale do Jaguaribe.

Segundo o prof. Olivenor Chaves, os graduandos da FAFIDAM ao elaborarem um projeto para transformar as suas pesquisas sobre a região do Jaguaribe em livro, tiveram como principal  intenção dar visibilidade ao conhecimento histórico produzido pelos alunos. Desse modo uma gama variada de público poderá ter acesso a cada uma das pesquisas selecionadas que integra a obra. Prof. Olivenor explicou ainda, que houve a intenção de contribuir não apenas com a preservação de parte do legado de eventos que compõem a História da região do Baixo Jaguaribe, mas, possibilitar a sociedade jaguaribana e, sobretudo, professores e alunos da rede de ensino fundamental e médio, tomarem como “objeto” de suas reflexões aspectos da história de sua própria região.

A solenidade de lançamento do livro “Vale do Jaguaribe: Histórias e Culturas” contará com a presença do prof. Olivenor Chaves, organizador da obra, do diretor da FAFIDAM, prof. Hidelbrando dos Santos Soares, professores e alunos daquela faculdade, autoridades da região jaguaribana, estudiosos e interessados no assunto.