Governo do Ceará anuncia a nova sede do Hospital César Cals no campus Itaperi da Uece

20 de agosto de 2019 - 15:16

A área da Saúde ganha importantes investimentos anunciados pelo Governo do Ceará nesta segunda-feira, 19. Dentre as ações está a construção da nova sede do Hospital Geral César Cals-HGCC, juntamente com as novas sedes do Centro de Dermatologia Dona Libânia-CDDL e do Serviço de Verificação de Óbito-SVO, no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A diretora do Centro de Ciências da Saúde da Uece, Gláucia Posso, representou o reitor, Jackson Sampaio, na solenidade do anúncio, ocorrido no auditório do Palácio da Abolição.

O Governo do Estado anunciou mudanças no sistema de saúde. De acordo com a nova plataforma de modernização, o acesso da população à rede vai ser facilitado e integrado. O Estado pretende investir cerca de 600 milhões em diversas ações prioritárias e até na construção de equipamentos. Um deles é a nova sede do HGCC e dos demais dispositivos anunciados, que irão apoiar a rede estadual de serviços de saúde e a rede estadual de formação de novos profissionais, em interface com a Uece, e numa região da cidade de Fortaleza, até o presente momento carente de grandes investimentos neste campo.

As mudanças vão ser implantadas ao longo dos próximos três anos. Segundo a Secretaria da Saúde, a nova plataforma vai permitir que a rede seja mais acessível, por meio, principalmente, da qualificação dos profissionais responsáveis pelo acolhimento da população nas unidades básicas e hospitais de alta complexidade.

“Há uma ideia filosófica muito clara de voltar o sistema de saúde para as pessoas nos seus mais diversos aspectos. Isso nasce de uma lógica muito clara que vem da história da Medicina, da saúde como um todo, que nasce do caudal do sofrimento humano. Não existiria o campo da saúde se não houvesse a história do sofrimento, por isso é que se faz necessário desenvolver uma série de habilidades que são fundamentais para o exercício da profissão de saúde, dentre elas trabalharmos em conjunto, numa perspectiva humanizadora”, explica Carlos Martins Rodrigues, titular da Secretaria de Saúde.

Para o reitor da Uece, Jackson Sampaio, “desde que o nosso Curso de Medicina foi criado, há 16 anos, os hospitais estaduais com sede em Fortaleza foram constituídos como hospital universitário, em rede, da Uece. Temos orgulho desta rede que credencia os hospitais estaduais como universitários perante o SUS e nos permite formar nossos estudantes nas condições reais de serviço à população, mas qualificando este serviço. A vinda do HGCC para o terreno do campus Itaperi, juntamente com o CDDL e com o SVO, nos eleva o orgulho ao cubo, pela relevância destas instituições, pois o HGCC, por exemplo, é o primeiro hospital público cearense em funcionamento contínuo; pela proximidade de um complexo campo de ensino, estágio, extensão e pesquisa para todos os nossos cursos da saúde; e pelo adensamento de excelentes serviços públicos numa área da cidade ainda muito carente deles”.

Acrescenta o reitor Jackson Sampaio: “o campus Itaperi tem 104 hectares, o que representa mais de cinco quilômetros de perímetro, exigindo proteção acadêmica e social. Esta foi a base da concepção de entorno social do campus que, nas áreas de assistência social, educação e saúde já conta, autorizado, em obra e inaugurado um adensamento de serviços públicos na região, municipais ou estaduais: centro de referência em assistência social, juizado de pequenas causas, escola de ensino fundamental, centro de atenção psicossocial, centro de saúde, UPA, hospital veterinário, centro de zoonoses, escola de educação infantil e creche, escola de ensino médio profissional, escola de ensino médio clássico e, agora, HGCC, CDDL e SVO.”

O governador Camilo Santana destacou que “o principal objetivo desse projeto é tornar a rede de saúde do Ceará mais humanizada e inovadora, com a ajuda, também, da tecnologia, o que a maior integração da Secretária Estadual da Saúde com uma Universidade do porte da Uece, responsável por importantes e qualificados cursos da saúde, ajuda a garantir”.

.