Governo da Nova Zelândia oferece 14 bolsas para brasileiros

24 de abril de 2015 - 10:43

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para 14 bolsas de estudo oferecidas pelo Governo da Nova Zelândia para Mestrado e Doutorado no país, com foco em desenvolvimento econômico sustentável. A iniciativa faz parte do programa New Zealand Development Scholarships (NZDS) e contempla estudos a partir do ano letivo de 2015-2016. No ano passado, quatro brasileiros foram contemplados pelo mesmo programa.

As bolsas são oferecidas em áreas prioritárias para a Nova Zelândia, com destaque para Desenvolvimento Agrícola e Energias Renováveis – incluindo Desenvolvimento de Energia Geotérmica. Além de mestrado (pesquisa ou trabalho, com duração de um a dois anos) e Doutorado (PhD, com duração prevista de três e meio a quatro anos), há também a possibilidade de cursar a pós-graduação (seis meses) ou conquistar o diploma de pós-graduação (um ano).

Os requisitos necessários para classificação, bem como informações sobre as instituições, demais cursos disponíveis e o processo de seleção, podem ser consultados na página do NZDS

O objetivo da iniciativa é contribuir para o desenvolvimento econômico da região e proporcionar aos estudantes alta capacitação em universidades e instituições técnicas da Nova Zelândia. O plano de estudos deve contemplar o desenvolvimento do setor econômico no país de origem do candidato, e não simplesmente focar no desenvolvimento profissional do estudante. Por meio das bolsas de estudo, a Nova Zelândia coopera com uma população crescente de profissionais qualificados, com as competências necessárias para oferecer diferencias competitivos no mercado e potencializar, também, o crescimento da economia em suas nações de origem.

Benefícios de estudar na Nova Zelândia

Com mais de 4 milhões de habitantes, a Nova Zelândia é cada vez mais escolhida por jovens que procuram universidades de reputação internacional, em um país que se orgulha em ter uma economia sólida e próspera, além de excelente qualidade de vida.

No próximo ano fiscal (até junho de 2016), o governo neozelandês investirá, aproximadamente, NZ$1.5 bilhões (R$3.5 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento, 70% mais que em 2007. Uma prova que a estratégia de criar um ecossistema de inovação e produção de tecnologia, por meio de incubadoras de empresas, programas de financiamentos, unidades de comercialização nas universidades e agências governamentais, tem dado certo. E estudantes de pós-graduação são os que mais se beneficiam destas iniciativas.

Participar de um doutorado na Nova Zelândia é uma opção muito interessante para toda a família. As taxas para estudos de candidatos internacionais é a mesma que a de residentes, diferentemente de outros países. Estudantes em cursos de mestrado e doutorado podem trabalhar um número ilimitado de horas e os esposos/parceiros de doutorandos também recebem uma permissão de trabalho válida por toda a duração do programa. Filhos e dependentes de estudantes matriculados em programas de PhD recebem os mesmos benefícios que crianças neozeolandesas, até o último ano do ensino médio, e têm a possibilidade de estudar sem qualquer custo nas escolas públicas em todo o país.