Governador do Ceará inaugura novo Campus da Uece em Tauá

28 de setembro de 2017 - 17:41 #

O governador Camilo Santana, inaugurou na noite da última terça-feira, 26 de setembro, o novo campus   “Reitor Paulo Petrola” da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no município da Tauá, a 344 km de Fortaleza. Com a inauguração do novo equipamento, o campus universitário pode ampliar seu número de cursos e de estudantes, a partir de agora, pois a infraestrutura instalada permite 560 alunos por turno.

alt

Na ocasião o chefe do Executivo Estadual destacou a importância da Uece para a educação pública de ensino superior. “Fiz questão de vir aqui não só para entregar esta obra, mas para demonstrar meu reconhecimento à Universidade Estadual do Ceará, a primeira a interiorizar seus serviços aos jovens cearenses. Essa é uma forma de reconhecer a importância que ela tem na formação e na qualificação dos nossos jovens. Cada investimento feito em educação a gente sabe que está garantindo um futuro melhor para o nosso Estado”, afirmou.

alt

Aproveitando a oportunidade, Camilo Santana anunciou novas ações para fomentar a educação superior na região, como a ampliação do próprio Cecitec, com seis novas salas de aula, possibilitando a oferta de novos cursos. O governador também se colocou à disposição para apoiar iniciativa municipal de criar residência universitária em Tauá, viabilizando um local de moradia para os estudantes oriundos de cidades vizinhas, para frequentar qualquer das IES instaladas na cidade. E, por fim, solicitou ao reitor da Uece, Jackson Sampaio, que fizesse um levantamento do custo para a implantação de uma turma, em Tauá, do curso de Medicina Veterinária da UECE.

Além do Governador do Estado, o reitor da UECE, Jackson Sampaio, o prefeito de Tauá, Carlos Windson, o Deputado Estadual, Audic Mota, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, o diretor do CECITEC, Isaias Batista, discursaram sobre a importância deste novo campus de ensino superior na região dos Inhamuns para o desenvolvimento da educação no Ceará.

O secretário Inácio Arruda ressaltou a importância dos investimentos feitos pelo Ceará na educação, mesmo em tempos de crise nacional. “Enquanto tem crise no Brasil, nós estamos avançando na educação, que é a maior distribuição de riqueza que existe em qualquer lugar. O que se entrega aqui quando se forma um biólogo, um químico, um pedagogo, nós estamos entregando profissionais, formando gente que vai formar nossas crianças. Essa riqueza ninguém tira nunca de cada um de vocês que se forma aqui”, pontuou.

alt

O reitor Jackson Sampaio destacou a história do campus, “pois, há 23 anos, o reitor Paulo Petrola transformou o galpão de uma fábrica de móveis em Universidade, proporcionando um ambiente que cresce e fornece, hoje, os líderes que se destacam em vários setores sociais e das políticas públicas, destaque para a área de educação. Agradecemos ao Governador Camilo ter concluído os últimos elementos necessários à inauguração, ter autorizado a realização de um grande concurso para professores efetivos, o 1º concurso para servidores técnico-administrativos em 42 anos de Uece, e em tramitação final, ter autorizado as Leis que incrementam o salário dos professores substitutos, temporários e visitantes, além do 1º grande, sistêmico, verdadeiramente acadêmico, Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos dos servidores técnico-administrativos”.

alt

O prédio, com 3.486,34m2, contém 14 salas de aulas, um auditório para 214 pessoas, três coordenações de curso, uma biblioteca, uma sala de estudos, um laboratório de informática para 49 computadores, dois laboratórios de ensino (de Química e de Biologia), uma secretaria, um controle acadêmico, um protocolo, um depósito, um almoxarifado, uma sala de reuniões, uma sala de professores, uma cantina, um hall para os funcionários, uma sala da Direção e outra de vice-direção.

alt

O evento contou com participação dos pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza, de Extensão, Fernando Roberto da Silva; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva, da diretora do Centro de Educação, Josete Castelo Branco Sales, do diretor da Editora da UECE, Erasmo Miessa Ruiz, do ex-reitor, Assis Araripe; da viúva do ex-reitor Paulo Petrola, Norma Petrola, demais professores, coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação, servidores e estudantes.