Governador Cid recebeu no Palácio a Câmara Setorial do Comércio Lojista e UECE

11 de setembro de 2013 - 16:55 #

Em reunião, que aconteceu na ultima terça-feira, 10 de setembro, no Palácio da Abolição, o Governador Cid Ferreira Gomes recebeu a Câmara Setorial do Comércio, presidida por Freitas Cordeiro, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, e a Universidade Estadual (UECE), representada pelo Reitor, Jackson Sampaio.

O ponto alto do encontro, segundo Freitas Cordeiro, foi a divulgação da parceria firmada entre a Faculdade CDL e a UECE para compartilhamento do espaço físico do campus da 25 de Março, onde funcionou a antiga Escola de Administração do Ceará, desde 1975 incorporada à UECE.

A parceria visa à reforma total do prédio para uso exclusivo em atividades de ensino, pesquisa e extensão, abrigando cursos de graduação da Faculdade CDL, cursos de pós-graduação lato sensu da parceria UECE/Faculdade CDL, laboratórios do GESTIC/UECE e cursos de pós-graduação stricto sensu da UECE que estão em estudo, como o retorno do Mestrado Profissional em Administração e um Doutorado em Gestão, com as linhas de pesquisa em gestão Pública, gestão Empresarial e gestão da Inovação.

Na ocasião, o reitor Jackson Sampaio, destacou a importância da parceria entre a UECE e a Faculdade CDL, pois permite requalificar o campus 25 de Março, berço da tradicional Escola de Administração. A parceria envolveu a superação de vários desafios: o jurídico, do modelo de uso compartilhado; o arquitetônico, do belo projeto de reforma do prédio, que também ajuda a requalificar aquela área do centro de Fortaleza; e o acadêmico, pela articulação das ações.

O reitor comunicou, ainda, ao Governador e à Câmara, a boa notícia da recente divulgação do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) 2013, que coloca a UECE no 39º lugar entre as 192 universidades avaliadas, com o 8º melhor desempenho entre as universidades estaduais brasileiras e o 1º lugar entre as similares das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A Universidade Estadual do Ceará está elencada no ensino, na pesquisa, na inovação e na contribuição que dá ao Estado, com quadros que hoje ocupam Secretarias, como João Marcos Maia e Alexandre Pereira, presentes na solenidade.

Também estiveram presentes, o Vice-Governador Domingos Filho, o Chefe de Gabinete do Governador, Danilo Serpa, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro, o presidente do Grupo Pague Menos, Deusmar Queiróz, o presidente do Fortaleza Convention Bureau, Colombo Cialdine, o Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Almir Bittencourt, empresários como Pio Rodrigues, representantes de instituições do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Agência do Desenvolvimento do Ceará, o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Prof. Vladimir Spinelli, o representante da UECE na Câmara, o Prof. José Carlos Fortes e outros membros da referida Câmara Setorial.