Gincana Solidária arrecada quase uma tonelada de alimentos e beneficia 4 instituições carentes

4 de outubro de 2011 - 14:38 #

Os grandes vencedores da I Gincana Solidária UECE foram, mesmo, as quatro instituições carentes (Lar Amigo de Jesus, Desafio Jovem, Toca de Assis e Sol Nascente), que dividiram igualmente, tudo que foi arrecado pelas oito equipes que participaram da competição. As duas equipes que se classificaram em primeiro e segundo lugares foram as dos cursos de Nutrição e Educação Física, respectivamente. O Centro Acadêmico do curso vencedor ficou com o Troféu de “Curso Solidário 2011.2”. Segundo o coordenador dos trabalhos, Francisco Júnior Gomes de Oliveira, a I Gincana coletou 856 quilos de alimentos não perecíveis, 577 peças de roupas, além de uma quantidade bem expressiva de produtos de higiene pessoal.

A entrega dos donativos arrecadados foi marcada pela presença dos representantes das quatro instituições carentes, do Vice-Reitor da UECE, Prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, Pró-Reitores de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, e de Administração, Luís Carlos Dodt, representantes das equipes vencedoras e das demais participantes, professores e estudantes.

A I Gincana Solidária UECE marcou, também, o início do semestre 2011.2, cuja Aula Inaugural aconteceu no último dia 16 de agosto. A iniciativa foi dos estudantes do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária (FAVET), com o apoio da Universidade Estadual do Ceará (UECE), através da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE). A Gincana tem como tema “Universitários em dívida com a sociedade – Solidariedade mais que bondade, um ato de cidadania”. Como parte da programação, os estudantes realizaram, no dia 6 de setembro, uma mobilização, no Campus do Itaperi, para doação de sangue. Uma unidade móvel do Hemoce ficou a disposição dos doadores voluntários, pela manhã e à tarde.

Oito Centros Acadêmicos participaram da competição, além de ter representante de cada um deles na comissão organizadora do evento. Os CAs são os seguintes: Centro Acadêmico 9 de setembro (Medicina Veterinária); Centro Acadêmico Ana Néri (Enfermagem); Centro Acadêmico Joaquim Eduardo de Alencar (Medicina); Centro Acadêmico de Educação Física; Centro Acadêmico 31 de Agosto (Nutrição); Centro Acadêmico Lauro de Oliveira Lima (Pedagogia); Centro Acadêmico de Geografia; e Centro Acadêmico de Matemática.

Para Filipe Silva Rodrigues, Diretor do Centro Acadêmico da Faculdade de Veterinária (CAVET), a Gincana Solidária objetivou informar e discutir com os estudantes a importância dos  universitários, principalmente da rede pública, para a sociedade e como podem colaborar para a construção de uma sociedade mais igualitária, podendo, em curto prazo, ajudar as instituições carentes do Ceará, por meio das doações.