Geografia da Uece promove palestra com estudioso de Urbanização e Cidades

24 de janeiro de 2012 - 18:46 #

Os recursos humanos são tão importantes quanto os financeiros para a solução dos problemas urbanos. Preocupados e querendo participar da criação de soluções inteligentes para o crescimento desordenado das populações urbanas, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) e o Laboratório de Estudos de População (LEPOP), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizam às 13h30, desta quarta-feira (25/01), palestra com o Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior, da Universidade Federal do Pará (UFPA), sobre o tema “Urbanização e Cidades na Amazônia: dinâmicas socioespaciais e urbanodiversidade”. Aberta ao público, a conferência será no Auditório do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no Campus do Itaperi.

Após a exposição do professor Saint-Clair, está programada a defesa de dissertação de mestrado de Roberto Antero da Silva, sob o título: “Agropecuária de Araguaína – Tocantins e Novas Centralidades”. O Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior faz parte da banca examinadora do mestrando Roberto Antero, juntamente com a Profa. Drª. Ana Maria Matos de Araújo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e UECE e com o Prof. Dr. José Meneleu Neto (UECE).

Saint-Clair Cordeiro é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) 1998, e realizou Pós-Doutorado em Políticas Urbanas no Institut des Hautes Études de l’ Amérique Latine (Université Paris III/Sorbonne Nouvelle), França (2006-2007). È docente efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). Foi contemplado em 2011 com o V Prêmio Milton Santos, na categoria artigo. Essa premiação é concedida bianualmente pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur).

Serviço:
O que: Palestra – Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior
Quando: 25 de janeiro, às 13h30
Onde: no auditório do CCT, no Campus do Itaperi da UECE

Fonte / Informações:
Maria Júlia Ribeiro de Oliveira
Secretária do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO)
Telefones: (85) 3101-9792 / 8794-8446