GEAVI presente da I Feira das Profissões esclerece mitos sobre aves industriais

27 de novembro de 2013 - 11:27

Parte da XVIII Semana Universitária, a I Feira das Profissões teve início na terça-feira, dia 26, e termina quinta, dia 28. No estande da Faculdade de Veterinária (FAVET) está, na parte da manhã, o Grupo de Estudos em Avicultura Animal (GEAVI), ocasião em que os integrantes do grupo estão esclarecendo alguns mitos sobre as aves industriais, principalmente quanto à sua alimentação.

A composição química da carne de frango e dos ovos comerciais, sempre foi a dúvida mais frequente, principalmente por parte dos profissionais da saúde humana e da sociedade em geral, por falta de conhecimento da alta tecnologia empregada da nutrição animal, que tem por base o milho e soja em mais de 90% de suas formulações em média.

“Existe uma informação equivocada e sem fundamentação científica de que as aves de granjas recebem componentes nutricionais nocivos à saúde humana nas suas dietas, como é a questão dos hormônios”, esclareceu o coordenador do GEAVI, professor Welbens Benevides. Segundo ele, estas substâncias químicas são proibidas por lei na nutrição animal.

Além disso, explica o professor, os hormônios não têm absorção eficaz via oral e por outra via como parenteral (injeção) seria impossível administrar em bilhões de aves rotineiramente, além de ser economicamente inviável na produção avícola.

Outro esclarecimento é sobre o acelerado ganho de peso do frangos de corte e da alta produtividade de ovos das poedeiras comerciais. Isso ocorre “por associação de uma genética bastante evoluída, uma biosseguridade rigorosa e a ambiência ideal proporcionada por equipamentos e instalações automatizadas e informatizadas, sempre respeitando os modernos conceitos do agronegócio: segurança alimentar, rastreabilidade, meio ambiente, sustentabilidade e bem estar animal”, assegura o professor Walbens.

Com atrativos à parte, no estande está havendo degustação de produtos avícolas da Granja Regina e da Tijuca Alimentos, empresas parceiras e colaboradoras em eventos e estágios dos alunos que integram o GEAVI.