GABA promove evento de adoção de animais em shopping

3 de outubro de 2014 - 11:32

alt

O Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (GABA), ligado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com o North Shopping Jóquei, realiza mais um evento de adoção de animais. As duas primeiras edições (realizadas em julho e agosto) obtiveram grande sucesso e, aproximadamente, 50 animais, entre cães e gatos, foram adotados. O evento acontece neste sábado, 4, de 10 às 18h, no acesso A do shopping.

Os interessados em levar para casa um novo amigo devem ter mais de 18 anos. Os mais jovens devem ser acompanhados de um maior responsável. Os adotantes devem levar também comprovante de residência e documento de identidade.

O objetivo do evento é a doação de cães e gatos, filhotes e adultos, resgatados das ruas ou de situações inadequadas. Segundo o GABA, os animais estão saudáveis, vacinados e vermifugados. A equipe do Grupo, que cuida de cães e gatos abandonados, vai receber contribuições financeiras, notas fiscais, rações e produtos em geral para ajudar na manutenção dos animais.

Sobre o GABA

O GABA surgiu em dezembro de 2008, através de um grupo de estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os alunos ficaram comovidos com a situação precária de animais abandonados que viviam no campus da universidade. E assim, começaram vários trabalhos para que os animais se alimentassem bem, fossem medicados e adotados.

Com o tempo o GABA ampliou suas atividades. O trabalho atual também inclui conscientização, castração e assistência veterinária. “Para realizar todo esse trabalho, dependemos da colaboração de pessoas simpatizantes pela causa, que nos doam dinheiro, ração ou medicação”, afirma Bruna Jéssica, presidente do grupo.

Dicas para adoção responsável

Adoção é um gesto de amor, mas é também um ato de responsabilidade. Você adota um animal consciente de que vai cuidar dele durante anos. Veja algumas dicas sobre posse responsável do site Arca Brasil.

1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.

6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações. (Fonte: Arca Brasil)

Evento de adoção de animais no North Shopping Jóquei

Data: 04 de outubro