FUNECE realiza 2ª e 3ª Fases do Concurso para PM-CE

27 de janeiro de 2010 - 10:18 #

 

 

O Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) firmaram contrato administrativo com a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), no último mês de dezembro, para realização da 2ª e 3ª etapas de Concurso Público visando o preenchimento de 2.000 vagas no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará.

 

Os novos soldados serão, prioritariamente, destacados para o Programa Ronda do Quarteirão, que se constitui num importante projeto governamental estruturante, fundamentado na filosofia de polícia comunitária e busca criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, personagens transformadores da pacificação social. A próxima etapa da implantação desse programa abrangerá municípios cearenses com mais de 50.000 habitantes.

 

Para o coordenador geral do concurso, Diretor do Centro de Educação, Prof. José Nelson Arruda Filho, essa mais recente parceria com a SSPDS representa a retomada da UECE em eventos dessa magnitude e importância, acrescentando mais um capítulo na respeitada história da FUNECE/UECE na qualificação de profissionais para a segurança pública do estado.

 

Ao longo da última década, o Centro de Educação (CED) da UECE realizou inúmeras iniciativas dessa natureza, dentre elas Cursos de Formação de Soldados de Fileiras da Polícia Militar, Curso de Formação Profissional para Inspetor de Polícia Civil de 1ª Classe, Perito Legista de 1ª Classe, Perito Criminal de 1ª Classe, Auxiliar de Perícia de 1ª Classe (IML), Auxiliar de Perícia de 1ª Classe (II/IC), Coordenação Pedagógica nos Cursos de Formação de Delegados e Escrivães da Polícia Civil e Curso de Formação de Agentes penitenciários da Secretaria da Justiça e Cidadania.

 

O CED igualmente foi responsável em 2006/2007 pela formação e capacitação de, aproximadamente, 800 policiais militares que compuseram a 1ª turma do Programa Ronda do Quarteirão.
Nossa tradicional participação na formação de efetivos para as corporações das polícias militar e civil aliado ao quadro de professores com formação em nível de mestrado e doutorado e facilidade para selecionar profissionais fora do seu campo de experiências qualificam a FUNECE para realizar mais um Concurso Público de grande alcance para o Estado do Ceará, contribuindo para a formação de policiais comprometidos com os princípios éticos de cidadania.

 

No atual concurso, a 2ª etapa compreenderá a inspeção de saúde com avaliação médica, biométrica, odontológica e toxicológica. Já a terceira fase, cuja aula inaugural está prevista para o próximo dia 12 de fevereiro, corresponderá ao Curso de Formação Profissional, com duração de 1.020 horas distribuídas em disciplinas de ensino fundamental, profissional e complementar, conforme Decreto nº 29.596, de 30/12/2008. Dentro do Curso de Formação também estão incluídos exames psicológicos e físicos, além de investigação social. Ao final, os candidatos serão submetidos à prova de conhecimentos específicos.
Maiores informações, consultas aos editais e notícias atualizadas podem ser adquiridas no site https://www.uece.br/concursopmce2008/turma2 ou através do telefone 3101-9863.