Funece forma 184 novos técnicos em Gerência de Saúde, Comércio e Contabilidade

6 de julho de 2020 - 17:40 # # # #

 

“Há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flor, flor e fruto”. Como discordar do verso da música Coração de Estudante, do cantor e compositor Milton Nascimento, quando se assiste ao “florescer” de 184 jovens cearenses que colheram, na última sexta-feira (3), o fruto dos seus esforços e dedicação aos estudos nos cursos técnicos do Mediotec/Pronatec/Funece? A canção, interpretada pela coordenadora psicopedagógica do Pronatec, Ana Ignez Belém, durante a solenidade de conclusão de nove turmas dos cursos de Gerência de Saúde, Comércio e Contabilidade das pactuações 2018 e 2019, atravessou as telas dos computadores, notebooks e celulares durante cerimônia remota, realizada por meio do Google Meet e transmitida ao vivo na página do Pronatec/Funece no Facebook em função da pandemia do novo coronavírus.

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) vem, desde 2014, proporcionando aos estudantes cearenses de escolas públicas a oportunidade de concluírem o Ensino Médio com formação profissional em um curso técnico do MedioTec/Pronatec.

“A Universidade Estadual do Ceará (Uece) apostou no Pronatec porque compreendeu que este é um programa capaz de transformar vidas e de combater as profundas desigualdades socioeconômicas que existem no nosso Estado. A Uece aderiu ao Pronatec por possuir clareza sobre a importância do Programa para o Ceará, para a democratização do acesso à educação pública de qualidade, para a interiorização do ensino profissional e para a geração de oportunidade para que os jovens transformem as suas vidas e também as vidas dos seus familiares. Por meio do Pronatec, a Universidade já atuou em mais de 100 dos 184 municípios cearenses”, destacou o coordenador geral do Pronatec, professor Hidelbrando Soares, que abriu e encerrou a solenidade de formatura dos novos técnicos.

A interiorização dos cursos do Mediotec/Pronatec/Funece também foi enaltecida pelo coordenador adjunto do Pronatec, professor Nelson Arruda, durante a solenidade de formatura. “É no Interior onde há mais necessidade, onde está a população mais carente. Parabenizo a Uece e toda a equipe do Mediotec/Pronatec por inserirem esses jovens cearenses em um futuro de sonhos e contribuírem para que eles deem continuidade aos estudos”, declarou, destacando ainda, o peso que o diploma da Uece, que será conferido aos estudantes, possui para abrir portas no mercado de trabalho. “Em breve, os 184 concludentes do Mediotec/Pronatec das pactuações 2018 e 2019 receberão o diploma da Uece, documento que tem muita força e importância, pois atesta que eles adquiriram conhecimento, habilidade e competência para exercerem a profissão na qual se formaram”, disse.

Coordenadores

Para conquistar o tão sonhado diploma, os estudantes superaram seus próprios desafios e a dificuldade de fazer um curso técnico simultaneamente com o Ensino Médio. Essas dificuldades, no entanto, foram apenas o início de um caminho árduo, mas recompensador que aguarda os estudantes no exercício da profissão e no avanço dos estudos, como lembrou o coordenador de Itapipoca, Francisco Furtado Lins, que discursou representando todos os coordenadores regionais. “Hoje, vocês são profissionais técnicos e estão celebrando essa vitória que deve ser compartilhada com familiares e todos aqueles que foram importantes nessa conquista. Vocês subiram um degrau importante, mas apenas um dos muitos que virão. Os próximos degraus não serão fáceis. A partir de hoje, vocês serão mais cobrados, testados e julgados, pois antes vocês eram estudantes, agora, são profissionais técnicos”, declarou.

Para subir todos os degraus desejados e aproveitar o caminho, também é preciso “encarar cada desafio com espírito elevado e determinação superior para ultrapassar os obstáculos”, como lembrou a professora Cláudia Alves, que representou os coordenadores locais. Ela também destacou que foram necessários “esforços conjuntos” para que os estudantes chegassem até o momento de conclusão do curso técnico. “Não é um caminho solitário. É um caminho construído com esforços conjuntos. Agradeço à Uece por ter acreditado em cada município onde as turmas estavam funcionando e por ter formado grandes profissionais”, disse, acrescentando para os estudantes que “a vitória pertence àqueles que se dedicam e batalham para alcançar seus objetivos. Vocês são merecedores”.

A professora Geovana Pinheiro, do curso de Comércio, representando os professores na cerimônia, citou Sêneca para enaltecer o papel transformador da educação para a vida das pessoas e para toda a sociedade. “Sêneca disse que ‘a educação exige os maiores cuidados, pois influi por toda a vida’. E é isso que a Uece faz. O Mediotec/Pronatec/Funece não se preocupa só com a formação técnica dos estudantes, mas também com a experiência vivida por eles e com o desenvolvimento pessoal deles”, destacou.

Gratidão

A solenidade de formatura também teve o depoimento de quem teve a vida transformada pelas oportunidades decorrentes do curso técnico do Mediotec/Pronatec/ Funece, como o jovem Paulo Gustavo, concludente do curso Gerência de Saúde de Canindé que já está no mercado de trabalho, coordenando uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Meu sentimento é de gratidão”, resumiu.

A estudante Joyce Feitosa, concludente do curso de Comércio de Tauá, também representou todos os estudantes do Mediotec/Pronatec com um discurso que emocionou os participantes da solenidade remota. “Cada formando traz um sentimento único, um sonho de estabilidade profissional e financeira. Para muitos, esse curso será essencial para a vida”.

Oportunidade para fazer a diferença

A coordenadora de Ensino do Pronatec, professora Germana Paixão, parabenizou professores, coordenadores e concludentes e destacou a relevância de concluir o Ensino Médio com uma profissão. “É importante terminar com a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho, de abrir os horizontes”, destacou, lembrando que os cursos do Mediotec/Pronatec/Funece são escolhidos por apresentarem alta empregabilidade e que, além de prepararem para o mercado de trabalho, eles também formam os jovens para a vida. “Não queremos ser só mais curso. Queremos fazer a diferença”, acrescentou.

Ao encerrar a cerimônia de formatura, o coordenador geral do Pronatec felicitou os estudantes e deixou uma mensagem de incentivo para que eles continuem cultivando o conhecimento e colhendo bons frutos. “Acreditem que vocês podem ir mais longe. Façam dessa oportunidade algo realmente transformador para a vida de vocês e dos seus familiares”, finalizou o professor Hidelbrando Soares.

Fonte: Pronatec/Funece