FUNECE e Prefeitura de Jaguaretama celebram Convênio

1 de agosto de 2013 - 19:52 #

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), por intermédio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), localizada em Quixadá, e a Prefeitura Municipal de Jaguaretema assinaram, na última segunda-feira (29/07), convênio de Cooperação Técnico-Científico e Cultural. Logo após a solenidade de assinatura do convênio, o reitor visitou a sede da Prefeitura de Jaguaretama, a convite da prefeita.

O celebrado convênio foi firmado no Plenário da Câmara de Vereadores Raimundo Clênio Pinheiro Landim, no município de Jaguaretama, a 239 km de Fortaleza. Assinaram o documento o Reitor da UECE, Jackson Sampaio, e a Prefeita do Município, Ila Maria Pinheiro Nogueira Saraiva. A Profa. Marcélia Marques, da FECLESC, e o Presidente da Câmara Municipal, Rubens Costa, assinaram como testemunhas.

Ila Maria destacou que “estamos vivenciando um verdadeiro avanço na educação e na cultura da nossa Jaguaretama. Esta é a primeira de muitas parcerias desejadas. Assinar o convênio com a UECE traz satisfação e honra para a nossa região. A expectativa é de que a integração entre o município e a universidade traga o desenvolvimento de tecnologias e aplicação prática para o dia-a-dia da população Jaguaretamense. Temos que diminuir o espaço que separa Jaguaretama da Instituição de Ensino Superior”.

O reitor Jackson Sampaio destacou que a UECE tem alguns grandes patrimônios, como o da formação de professores; o dos cursos noturnos e o da interiorização. O reitor explanou sobre o tamanho e a diversidade da instituição, citou as 31 licenciaturas funcionando nos campi do interior, sinalizou que Jaquaretama poderá contar com os cursos de educação a distância, promovidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), sendo que os campi de Fortaleza, de Quixadá, de Iguatu e de Limoeiro do Norte, poderão apoiar a oferta desses cursos.

A princípio, haverá o desenvolvimento de algumas ações, lideradas por um laboratório coordenado pela Profa. Marcélia Marques, com a participação de pesquisadores da UFC, da USP, da Argentina e da Itália, focadas no mapeamento do sítio de paleofauna da Lagoa do Coronel e do sítio de arte rupestre da Fazenda São Pedro. O objetivo é inscrever Jaguaretama no grupo de sítios paleontológicos e arqueológicos do Brasil. Também competirá à UECE realizar cursos de extensão ou de capacitação para professores, funcionários e estudantes da rede pública, com temáticas relacionadas a História, Antropologia, Arqueologia, Preservação Patrimonial, Educação Patrimonial e Meio Ambiente. Uma demanda da Câmara Municipal será analisada pelo curso de História da FECLESC: reconhecer um distrito jaguaretamense como comunidade quilombola, pois os registros da tradição oral indicam esta possibilidade de modo bastante forte.

Os estudos iniciais sobre a Lagoa do Coronel e a fazenda São Pedro foram realizados pelo professor Felipe Oliveira, da Educação Básica de Jaguaretama, que intermediou todo o relacionamento com a UECE/FECLESC e continuará se dedicando aos temas da Educação Patrimonial. O professor Felipe teve a gentileza de assumir o cerimonial do evento, saindo-se muito bem. Houve também o apoio da professora Iris Rodrigues, que expressou sensível depoimento por ocasião da assinatura do convênio.

A solenidade de assinatura do convênio contou com a presença do Vice-Prefeito, Jaime Renam Machado Pinheiro Costa; do Secretário de Esportes, Ronaldo Sérgio Maia Chaves; da coordenadora do Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará (Narce), Marcélia Marques; da Diretora em exercício da FECLESC, Claúdia Régia Damasceno Chaves; do presidente da Câmara de Vereadores, Rubens Glauco Pinheiro Costa; de representante da Secretaria Municipal de Educação, Elizabeth Segundo; de representante da Secretaria do Meio Ambiente, Joselania Arruda; da Secretária de Finanças, Isabete Melo de Oliveira; do Secretário de Articulação Política, Ariosvaldo Saldanha; do Secretário de Administração, Francisco Ferreira de Lima; da Diretora de Turismo, Osanete Moura, professores, alunos, e convidados.