FUNECE e Fundação Deusmar Queirós assinam termo de Comodato que fortalece o Campus Experimental

23 de março de 2012 - 15:32 #

O presidente da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), Prof. Assis Araripe, e o empresário Francisco Deusmar de Queirós assinaram, na manhã da última terça-feira (20/03), um Termo de Comodato, cedendo o espaço que abrigou no passado o antigo Colégio dos Padres Salvatorianos, localizado no município de Pacoti, a 130 km de Fortaleza. O imóvel, adquirido pela Fundação Deusmar Queirós e que hoje sedia o Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ocupa uma área de 4,3 hectares e cerca de 700 metros quadrados de área coberta.

Na ocasião, o Reitor Assis Araripe entregou ao empresário Deusmar Queirós o Título de Patrono Benemérito daquele Campus. O Reitor Assis Araripe manifestou sua satisfação em proceder à entrega do Titulo, “que representa o reconhecimento da visão acadêmica e do espírito altruísta de Deusmar, bem como do trabalho que o empresário desenvolve no Ceará”. A portaria que criou o Título de Patrono Benemérito, assinada pelo presidente da FUNECE, é a de Nº 456/2012.

Ao agradecer a honraria, Deusmar Queirós afirmou que eventos como esse são gratificantes e que a Uece vem promovendo o desenvolvimento de Pacoti e da região do Maciço,acrescentando que  “cabe a nós portanto, fazermos esse reconhecimento. A Uece é um Centro de Conhecimento de Excelência”, afirmou o empresário.

Assis Araripe lembrou a época em que foram iniciados os primeiros entendimentos, final dos anos 90, para a assinatura do termo de comodato entre a Uece e a Fundação Educacional Deusmar Queirós, no início dos anos 2000. O objetivo do comodato ora assinado, com vigência de 20 anos, é o de apoiar a FUNECE “no estabelecimento de programas de cooperação técnico-científico, desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, viabilizar o acesso e o uso à infraestrutura disponível, promover o intercâmbio de pessoal docente, técnico e de estudantes e atender a programas e projetos de interesse social”.

O Campus Experimental de Pacoti é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) que trabalha em prol do desenvolvimento da ciência e da preservação do meio-ambiente no Maciço de Baturité. A Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, presente ao evento, na ocasião  agradeceu a parceria com a Fundação Deusmar Queirós e enfatizou que a reestruturação do espaço, em 2010, propiciou a integração necessária da Extensão com a Pesquisa e Ensino, através dos diversos laboratórios e atividades desenvolvidas, assegurando um trabalho sedimentado e balizado na região do Maciço de Baturité, contando para tanto com outros significativos parceiros.

A solenidade de assinatura do termo de comodato e entrega do Título ao empresário Deusmar Queirós contou ainda com a presença do Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, dos Pró-Reitores de Graduação, Lineuda Murta, de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, de Administração, Luiz Carlos Dodt, da Diretora do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia de Pacoti, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, além do presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (IEPRO), Roberto Pinto, e do Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/Uece) Jackson Sávio. Participaram, representando a Fundação Deusmar Queirós, além de seu Presidente, outros integrantes da Diretoria, Sr. Geraldo Lima Júnior, a Sra. Rosilândia Queiros Lima e o professor Vicente de Paulo Pereira.