Fundação Gates oferece US$ 100 mil a projetos inovadores em saúde

30 de outubro de 2013 - 10:55

alt

A 12ª edição do programa Grand Challenges Explorations, da Fundação Bill & Melinda Gates, está com inscrições abertas até o dia 12 de novembro. O programa, que conta com uma parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 17 estados brasileiros, entre as quais a Fundação Cearense de Apio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), está em busca de 60 projetos inovadores para desafios mundiais nas áreas de saúde, agricultura e desenvolvimento. Os participantes selecionados receberão US$$ 100 mil para colocar a proposta em prática. Se o projeto for bem-sucedido, os autores poderão concorrer a um financiamento adicional de até US$ 1 milhão.

Estudantes, pesquisadores e empreendedores interessados podem apresentar proposta para um dos cinco desafios:

– promoção de comportamentos saudáveis: engajar, quebrar paradigmas e superar obstáculos;

– ferramentas e modelos inovadores para apoiar intervenções em distúrbios entéricos;

– inovações na prestação de contas e nos sistemas de feedback de projetos de desenvolvimento agrícola;

– desenvolvimento de uma nova geração de preservativos; e

– conceito de saúde única: a convergência entre as saúdes animal e humana na busca por novas soluções.

Mais de 850 pesquisadores de 50 países fazem parte do grupo de inovadores financiados pela Fundação Bill & Melinda Gates desde 2008. Três brasileiros foram selecionados na 11ª edição do programa: o engenheiro agrônomo Mateus Marrafon, do Instituto Kairós, o farmacêutico Floriano Paes Silva Júnior, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o engenheiro mecânico Ricardo Capúcio de Resende, da Universidade Federal de Viçosa (MG).

As inscrições devem ser feitas em inglês no site da Gates Foundation. Não é necessário enviar dados preliminares. O candidato deve apresentar sua proposta de forma clara em apenas duas páginas, explicando por que ela é inovadora, que impacto ela pode gerar e como a ideia vai demonstrar sua aplicabilidade. Propostas fora dos cinco temas não serão consideradas.

Mais informações: no site do Grand Challenges.

Fonte: Planeta Universitário