FUNCAP/CNPq aprovam R$ 82 mil para projeto Astronomia Viva da UECE/FECLI

17 de novembro de 2010 - 18:58 #

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovam o Projeto de Extensão denominado de Astronomia VIVA. O projeto contempla a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

No Estado do Ceará, existe um único planetário fixo em operação na capital, o que torna o Astronomia Viva pioneiro no Estado. A facilidade da locomoção, do armazenamento e do manuseio do planetário móvel permitirá que objetivos da UECE/FECLI sejam atingidos, uma vez que ele pode ser instalado em espaços públicos abertos, como parques e praças, em espaços fechados como escolas, quadras poliesportivas e museus das cidades do interior, que serão visitadas para este fim.

O projeto terá duração de 24 meses, sendo que nos primeiros dois meses será feita a aquisição dos equipamentos, a seleção de bolsista de Iniciação Científica (via edital), o treinamento das pessoas envolvidas com a instalação e manuseio do planetário e o aprendizado para utilização do software livre Stellarium.

As primeiras exibições serão realizadas nos municípios da região centro-sul, Acopiara, Quixelô, Orós, Iço, Jucás, Cariús, Saboeiro, Várzea Alegre, Cedro, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Piquet Carneiro, Solonópolis, Irapuan Pinheiro, Milhã e Catarina. Em seguida serão promovidas exibições nos municípios de Jaguaribe, Tauá, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Quixadá. As respectivas prefeituras e o CREDE 16 auxiliarão na mobilização e na divulgação dos eventos.

Para os professores pesquisadores do curso de Física da FECLI, Célio Rodriguez Muniz e Lázara Silveira Castrillo, autores do Projeto Astronomia Viva, estimamos que, considerando uma média de 40 pessoas por sessão de trinta minutos, com dez sessões por mês, durante 21 meses, algo como 8.400 pessoas envolvidas, entre professores, estudantes e curiosos em geral poderão ser diretamente beneficiados com a concretização do projeto, afora aquelas que serão alcançados pelos multiplicadores que o projeto prevê formar.

Além da FECLI, o curso de Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, e o curso de Física do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE, na capital, também foram contemplados no mesmo Edital FUNCAP/CNPq – 04/2010.