Funcap quer despertar vocações científicas e incentivar talentos

20 de novembro de 2014 - 10:36

Com o objetivo de despertar vocações científicas e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) lançou terça-feira, dia 18, a Chamada 08/2014 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica.

Orientados por pesquisadores qualificados, os graduandos selecionados participarão de projetos de pesquisa. Assim, a Funcap estará contribuindo para a formação científica de recursos humanos para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O programa será operacionalizado pelas instituições de ensino e pesquisa (universidades, institutos de pesquisa e institutos tecnológicos) mediante concessão de quotas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT) pela Funcap.

A solicitação de bolsas ao Programa BICT deverá ser apresentada exclusivamente via internet, por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Montenegro, no site da Funcap. A solicitação deverá ser submetida somente pelo Representante Institucional de Iniciação Científica da instituição proponente.

A duração da bolsa é de até 12 meses, se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional, e pode ser renovada a critério do orientador.

Em 2014, por meio da Chamada 13/2013, foram concedidas 701 quotas de bolsas, divididas entre 12 instituições cearenses de ensino e pesquisa.

Cronograma

– Postagem do formulário eletrônico para submissão de propostas: 20 de novembro de 2014;

– Prazo para submissão de propostas: do dia 20 de novembro até as 17h do dia 8 de dezembro de 2014

– Divulgação dos resultados: a partir de 15 de fevereiro de 2015;

– Início das implementações das bolsas: a partir de março de 2015.

Confira o edital

Anexo I – Relatório Institucional 2015/2016

Anexo II – Proposta nova – Novas instituições – 2015/2016

Anexo III: Roteiro para as instituições não cadastradas

Mais informações pelo telefone (85) 3275-9475 ou pelo e-mail pbict@funcap.ce.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Funcap