Funcap lança edital do novo programa de bolsas de mestrado e doutorado

27 de junho de 2014 - 17:52

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) lançou hoje (27) o Edital 03/2014 – Programa Estratégico de Bolsas para Promoção da Inovação Tecnológica nas Modalidades Mestrado Acadêmico e Doutorado. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos oriundos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT). O valor global é de R$ 12 milhões, a serem investidos em até 42 meses, destinados à concessão de até 150 quotas de bolsas de mestrado acadêmico e 125 de doutorado.

O objetivo do programa é fortalecer o ensino de Pós-Graduação no Ceará, na sua quantidade, diversidade e qualidade, visando prover o estado de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e a inovação de modo a contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico.

Poderão se candidatar as Instituições de Ensino Superior do Ceará (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos, com programas de Pós-Graduação Stricto senso das modalidades mestrado acadêmico e doutorado, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Neste programa, as IES são representadas pelos respectivos Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa, previamente cadastrados pela instituição.

Os Pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa deverão apresentar proposta à Funcap por meio de preenchimento do formulário de solicitação de quotas de Bolsas para Promoção da Inovação Tecnológica, nas modalidades de mestrado acadêmico e/ou doutorado, disponível no site da Funcap (www.funcap.ce.gov.br), no prazo estabelecido no edital.

As bolsas serão concedidas pela Funcap sob a forma de quotas institucionais de bolsas às IES, com validade de até 24 meses para as de mestrado e de até 36 meses para as de doutorado. As quotas de bolsas de mestrado estarão disponíveis para uso a partir de agosto de 2014 até dezembro de 2016, enquanto as de doutorado estarão disponíveis para uso a partir de agosto de 2014 até dezembro de 2017. Os valores das bolsas em cada modalidade serão fixados anualmente pela Funcap.

Cronograma

– Inscrições mediante envio do formulário, disponível na página www.funcap.ce.gov.br: do dia 2 de julho até as 17h do dia 20 de julho;

– Resultado final, divulgado no site da Funcap: dia 31 de julho;

– Cadastramento de bolsistas novos em formulário próprio, disponível no site da Funcap: do dia 1º de agosto até as 17h do dia 10 de agosto;

– Entrega da documentação exigida à Funcap: do dia 1º de agosto até as 16h30 do dia 15 de agosto

Confira o edital: http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/203.pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap.