Funcap investirá R$ 12 milhões em novo programa de bolsas de mestrado e doutorado

16 de junho de 2014 - 11:15

O Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (Cogefit) aprovou na quarta-feira, dia 11, o projeto da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para a criação do Programa Estratégico de Quotas Institucionais de Bolsas de Mestrado e Doutorado, utilizando recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT). Um total de R$ 12 milhões será investido durante 26 meses, garantindo mais 150 cotas de bolsas de mestrado e 125 de doutorado aos programas de pós-graduação cearenses.

O projeto contempla um novo programa que deverá ser operado pelas Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos, que apresentem programas de mestrado acadêmico e doutorado. O objetivo é fortalecer áreas estratégicas da pós-graduação stricto sensu, ou seja, programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado, no Ceará, na sua quantidade, diversidade e qualidade. Assim, a Funcap espera fomentar a formação de recursos humanos altamente qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e inovação, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Ceará.

O FIT objetiva a promoção e o desenvolvimento da inovação tecnológica no Ceará por meio de programas e ações com a finalidade de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e processos inovadores nas empresas cearenses. Além disso, visa dar suporte e apoio financeiro a projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores nas empresas e nas instituições científicas e tecnológicas.

Da aplicação total dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica, serão assegurados, no mínimo, 30% para os programas de capacitação de recursos humanos, intercâmbio científico e tecnológico e a implementação, manutenção e recuperação de infraestrutura de pesquisa de C,T&I.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Funcap