Funcap divulga resultado do edital de bolsas de mestrado e doutorado

28 de fevereiro de 2014 - 16:13

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou hoje (28) o resultado do Edital nº15/2013 – Programa de Bolsas de Formação Acadêmica – modalidade: mestrado e doutorado. No total, serão concedidas 616 cotas de bolsas de mestrado e outras 350 de doutorado. As bolsas serão concedidas pela Fundação sob a forma de cotas institucionais aos programas de pós-graduação.

A Funcap está realizando um aumento nas cotas com o objetivo de atender, ainda que parcialmente, aos cursos novos de mestrado e doutorado e à expansão dos demais cursos. Entretanto, por restrições orçamentárias, a Funcap, excepcionalmente, não implementará novas bolsas em março. Ou seja, em março serão feitas apenas as renovações de bolsas, enquanto que as cotas plenas estarão à disposição dos cursos a partir do mês de abril.

O Programa de Bolsas de Formação Acadêmica – modalidade: mestrado e doutorado objetiva fortalecer o ensino de Pós-Graduação no Ceará, na sua quantidade, diversidade e qualidade, visando prover o estado de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e para a inovação, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico. A duração das bolsas é de até 12 meses. Os valores são de R$ 1.500,00 e R$ 2.200,00 para mestrado e doutorado, respectivamente.

 

Demanda

Para 2014, 81 programas de pós-graduação solicitaram cotas de bolsas de mestrado e 56 solicitaram cotas de bolsas de doutorado. No total, foram solicitadas 1.062 bolsas de mestrado e 649 de doutorado. No ano passado, a Funcap concedeu aos programas cearenses 592 bolsas de mestrado e 303 de doutorado. Mais de 80 programas de pós-graduação foram beneficiados com bolsas da Fundação.

Cronograma para implementação e renovação das bolsas:

– Abertura da Plataforma Montenegro aos programas que fizeram preenchimento incompleto do formulário de solicitação de cotas para que finalizem o preenchimento: do dia 6 de março ao dia 17 de março*;

(*) Os programas que não finalizarem o preenchimento do formulário de solicitação de cotas terão a cota suspensa, sem fazer jus aos pagamentos de bolsas retroativos aos discentes.

– Abertura da Plataforma Montenegro aos programas de pós-graduação para indicação das renovações: do dia 6 de março ao dia 17 de março;

– Entrega da documentação complementar exigida para as renovações: do dia 6 de março ao dia 17 de março**;

(**) Receberão a mensalidade de bolsa referente ao mês de março apenas os alunos indicados nesse período que tiverem entregado a documentação complementar completa à Funcap. Não serão realizados, em qualquer hipótese, pagamentos retroativos.

– Abertura da Plataforma Montenegro aos programas com a cota de 2014 plena, disponível para uso: do dia 25 de março ao dia 15 de abril;

– Entrega da documentação complementar exigida para a renovação ou implementação de novas bolsas: do dia 25 de março ao dia 15 de abril.

 

Confira o resultado para a modalidade mestrado

Confira o resultado para a modalidade doutorado

Mais informações pelo telefone (85) 3275-9475.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Funcap