Funcap deverá destinar 60% de seus recursos para universidades estaduais

18 de fevereiro de 2014 - 14:44

Determinar à Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap) que destine 60% de seus recursos às universidades estaduais. Este foi o compromisso que o governador Cid Gomes assumiu no final da tarde de ontem, durante o Seminário “O Papel das Universidades Estaduais no Desenvolvimento do Ceará”, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Centro de Eventos e que termina hoje.

O compromisso surgiu diante da colocação do professor Altemar Muniz, coordenador do Mestrado Acadêmico em História da Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão central (FECLESC), unidade acadêmica em Quixadá, sobre a insatisfação dos coordenadores dos programas de pós-graduação da UECE com a política de financiamento e editais da Funcap.

Segundo o professor Altemar, a Funcap foi construída dentro do esforço de consolidação da pesquisa científica no Estado e para ter um caráter autônomo ou complementar ao fomento provido pelo Sistema Federal de Ciência e Tecnologia. No entanto, “vemos uma grande quantidade de entes federais recebendo nossos parcos recursos, enquanto que as universidades e empresas estaduais têm representado índices mínimos, como vemos nos editais da Funcap até hoje”.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jerffeson Teixeira, destacou que estes recursos serão fundamentais nos processos de qualificação das pesquisas desenvolvidas na UECE e de consolidação dos programas de pós-graduação strictu senso.

O governador Cid Gomes não informou como a aplicação desta nova cota será efetivada, se por decreto ou por lei.