Fraseologias jurídicas do período colonial é tema de livro de professor da UECE

9 de maio de 2013 - 13:57

“Fraseologias Jurídicas: Estudo Filológico e Linguístico do Período Colonial” é o título do livro do professor Expedito Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que será lançado segunda-feira, dia 13, às 19h, na Livraria Saraiva, do Shopping Iguatemi.

Integrante também do corpo docente da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica da UECE em Quixadá,professor Expedito analisa , em sua obra, textos que foram escritos há mais de dois séculos, portanto, “muitos fatores extralinguísticos merecem ser explicitados para que tenhamos o entendimento completo do uso da língua”, como explica o autor.

O estudo da língua, por sua vez, “leva-nos, obrigatoriamente, ao universo cultural muito mais amplo que envolve todas as manifestações sociais do ser humano e do mundo que o cerca. A língua reflete as vivências, as ideologias, a cultura geral de uma época e de um povo, a nosso ver em uma análise linguística, muitos aspectos devem ser levados em consideração, principalmente em se tratando de textos produzidos em um tempo histórico pretérito”.