Fórum Nacional discute Programas de Pós-Graduação em Nutrição de universidades brasileiras

6 de maio de 2013 - 19:24 #

Fortaleza será sede do XI Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição (PPGN), de 7 a 9 de maio, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Bairro Meireles. Trata-se de um evento fechado, que reunirá em torno de 50 participantes, entre coordenadores, vice-coordenadores e docentes dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição de todo o Brasil, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de palestrantes convidados para abordagem de temas específicos de interesse dessa área do conhecimento. Durante o evento será eleita a coordenação do Fórum PPGN para o período 2013 / 2015.

Como parte da programação do evento, às 17h da próxima quarta-feira (08/05), acontecerá à tarde de autógrafos do lançamento do livro “As Diferentes Faces da Segurança Alimentar”, de autoria das professoras Maria Marlene Marques Ávila, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde (CMANS) e do Fórum, Nadia Tavares Soares e Helena Alves de Carvalho Sampaio. Editado pela EdUECE – Editora da UECE, o livro traz em suas quase 200 páginas, questões políticas relacionadas a realização do Direito Humano e Alimentação Adequada, a partir de textos produzidos por alunos do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública da UECE. O livro já estás a disposição dos interessados, a um preço bem acessível, na EdUECE.  

Entre os temas a serem debatidos durante o encontro estão A Promoção de Cooperação entre Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Alimentação e Nutrição; A Discussão sobre Ações de Fomento e Apoio à Estruturação de Novos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Alimentação e Nutrição Demandados Atualmente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Vitória de Santo Antão, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/Baixada Santista, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de São Paulo – USP/ Ribeirão Preto; Ampliação do Número de Representantes da Área no CNPq; e Discutir a Situação Atual dos Periódicos e as Perspectivas dos Periódicos Brasileiros no Campo da Alimentação e Nutrição.
 

Informações: Coordenadora do Fórum, professora Marlene Ávila, (85) 3101-9644