Fórum Municipal do Ensino Superior de Quixadá e Região

14 de maio de 2013 - 18:40 #

Com a finalidade de discutir o ensino superior na região de Quixadá, será aberto nesta quarta-feira (15/05), na Faculdade de Educação, Ciências e Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada em Quixadá, a 158 km de Fortaleza, o I Fórum Municipal de Ensino Superior da região.  O Reitor Jackson Sampaio e o Prefeito João Hudson Rodrigues Bezerra abrem o evento, às 8h no Auditório Rachel de Queiroz. O encontro acontece durante todo dia.

Para o reitor da UECE, Jackson Sampaio, a principal preocupação gira em torno de não mais ocorrer a duplicidade de oferta cursos, faremos um estudo de levantamento de carências e definir quais os cursos que serão implantados para melhor atender a região. O reitor enfatiza ainda, que a universidade pública tem compromisso com políticas de indução de crescimento social. A UECE tem dois patrimônios, a interiorização de ensino superior e a formação de professores, demonstrada pelas 50 licenciaturas já existentes. Um objetivo possível é o de oferecer 14 licenciaturas em todos os campi do interior.
 

Segundo o diretor da FECLESC, professor Jorge Alberto Rodriguez, desde que foi criada em 1983, a Faculdade forma semestralmente novas turmas, chegando hoje, com 1.814 profissionais absorvidos pela demanda da região do Sertão Central e do Maciço de Barurité. A FECLESC nos seus 30 anos de existência, conta  aproximadamente com 1.100 alunos matriculados nos cursos de graduação em Letras/Português, Letras/Inglês, História, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, incluindo ainda, os integrantes dos vários cursos do Programas de Extensão, incluindo ainda, curso de Especialização e um de Mestrado.

Alunos e professores vão aproveitar a oportunidade para debater, também, o papel questão das demais Instituições de Ensino Superior que atuam na região, suas atividades e perspectivas.

Estarão presentes além do reitor, Jackson Sampaio, o Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, a Pró-Reitoria de Extensão, Lúcia Helena Grangeiro, o Prefeito Municipal João Hudson Rodrigues, o Diretor da FACEDI, Jorge Alberto Rodriguez, a Coordenadora da 8ª CREDE/Baturité, professora Queila Maria Araújo, o Coordenador da 12ª CREDE/ Quixadá, professor Expedito Maurício Pereira Nobre, a Coordenadora da 14ª CREDE/Senador Pompeu, professora Maria Erenice dos Santos Barros, professores, estudantes, servidores e demais convidados.

alt