Fórum Municipal do Ensino Superior de Quixadá e Região

17 de maio de 2013 - 19:52 #

A Educação Superior é, cada vez mais, foco de debates em toda a sociedade e objeto de políticas públicas diversificadas, visando ampliar seu alcance e qualidade. Foi com essa proposta, que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Prefeitura Municipal de Quixadá realizaram o I Fórum Municipal de Ensino Superior, desta vez, o encontro aconteceu na Faculdade de Educação, Ciências e Letras da UECE, localizada em Quixadá, a 158 km de Fortaleza. O Reitor Jackson Sampaio e o Prefeito João Hudson Rodrigues Bezerra abriram o evento, na última quarta-feira (15/05), às 8h30 no Auditório Rachel de Queiroz. O encontro ocorreu durante todo dia.

Para o Reitor da UECE, Jackson Sampaio, em todas as instâncias é evidente a necessidade de que a discussão integre análises e propostas vinculadas à educação das Instituições de Ensino Superior em todos os níveis e, ainda, que possa garantir maior participação dos seus gestores. O reitor afirmou ainda, que a principal preocupação gira em torno de não mais ocorrer a duplicidade de oferta de cursos, faremos um estudo de levantamento de carências e definir quais os cursos que serão implantados para melhor atender a região. O reitor enfatizou ainda, que a universidade pública tem compromisso com políticas de indução de crescimento social.

Alunos e professores aproveitaram a oportunidade para debater, também, o papel das demais Instituições de Ensino Superior que atuam na região, suas atividades e perspectivas, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), representada na ocasião, pelo Prof. Davi Romero de Vasconcelos, Diretor do Campus de Quixadá; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, representada pelo seu Diretor Geral da Região de Quixadá, Prof. Aristides de Sousa Neto; Faculdade Católica Rainha do Sertão de Quixadá (FCRS), representada pelo seu Diretor Geral, Prof. Manoel Messias de Sousa e pela Diretora Acadêmica, Profa. Maria Dias. Todos os gestores presentes, foram unânimes em afirmar, que esse Fórum Municipal de Ensino Superior deve ocorrer semestralmente ou anualmente.

Foram debatidos durante o evento, o Diagnóstíco das CREDEs/SEDUC sobre a demanda por cursos de Ensino Superior da região. Para Janaína Silveira, representante da 12ª CREDE/Quixadá, que fez um diagnóstico da região, com base no último Censo de 2012, apresentando dados referentes à formação dos docentes, por grau de formação, redes de ensino, modalidades e etapas. Conforme informações oficiais, ainda temos pouco mais de 20% dos docentes ainda sem formação superior, apenas com o ensino médio (21,6%). Em levantamento feito já em 2013, a CREDE expediu cerca de 1000 autorizações temporárias para professores lotados fora da disciplina de sua formação, podendo ser autorizado em até 03 disciplinas dentro da mesma área de formação, o que legalmente é aceito pelo Conselho Estadual de Educação, desde que também seja comprovada a experiência do docente na disciplina que leciona.Foi apresentado também um levantamento histórico do quantitativo de autorizações temporárias expedidas nos anos de 2011 e 2012 para os professores da rede estadual, municipal e privada, nos oito municípios que compõem a CREDE 12. Portanto, verifica-se que a demanda maior da região encontra-se nas diciplinas da área da ciências da natureza: biologia, química e física, bem como, nas disciplinas de espanhol, inglês, educação física e artes, na área de linguagens e códigos. Na ciências humanas, é comum a falta de docentes com formação em geografia, sociologia e filosofia.

Estavam presentes além do reitor, Jackson Sampaio, o Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, a Pró-Reitoria de Extensão, Lúcia Helena Grangeiro, o Prefeito Municipal João Hudson Rodrigues, o Diretor da FACEDI, Jorge Alberto Rodriguez, o fundador da Feclesc, professor Luiz Oswaldo Sat’Iago Moreira de Souza, o Coordenador do Pólo presencial da UAB/Quixadá, professor Ednaldo Fernandes de Santana a Coordenadora da 8ª CREDE/Baturité, professora Queila Maria Araújo, a representa da 12ª CREDE/ Quixadá, professora Janaína Silveira, a Coordenadora da 14ª CREDE/Senador Pompeu, professora Maria Erenice dos Santos Barros, representantes da Prefeitura de Ocara, professores, estudantes, servidores e demais convidados.

alt

alt

alt

alt