Fórum de Licenciatura em Matemática discute Formação de Professor

21 de novembro de 2013 - 20:06 #

O 1º Fórum Cearense de Licenciaturas em Matemática reuniu, durante toda esta quinta-feira (21/11), mais de 140 participantes dos Cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A professora Nilza Eigenheer Bertoni, da Universidade de Brasília (UNB), logo pela manhã, abriu os trabalhos falando sobre o tema “Reflexões sobre os conteúdos de Matemática na Licenciatura em Matemática”.

Promovido pela Curso de Licenciatura em Matemática da UECE, participam do Fórum professores e alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, professores da educação básica e pesquisadores em Educação Matemática.O evento conta com apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) – Regional Ceará, UFC, URCA, UVA, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, UNILAB e as empresas IPCP e Moderna.

O reitor da UECE, Jakson Sampaio, em seu discurso, citou que a UECE tem quatro licenciaturas em Matemática, Licenciatura a Distância em oito polos ligados aos cursos financiados pela plataforma Universidade Aberta do Brasil (UAB) e faz parte da rede ASBM, e em parceria com a CAPES criou o Mestrado Profissional em Matemática, o PROFMAT. Disse que das 48 Instituições Bandeirantes, a Universidade esteve entre as cinco que ofereceram esse curso de maneira descentralizada, por meio dos polos no interior do Estado.

Falaram, na ocasião, o representante do reitor da UFC, professor Alberto Duarte Maia, o representante da Secretaria Estadual do Educação (SEDUC), professor Odécio Sales, o diretor da SBEM – Regional Ceará, professor Cleiton Batista Vasconcelos, também presidente da Comissão Executiva do Vestibular da UECE, e a coordenadora geral do evento, professora Ana Carolina Costa Pereira.